Uma das maiores montadoras de carros do mundo finalmente oficializou sua entrada no segmento de “carros conectados”. A Volkswagen realizou uma conferência na CES 2015 em que explicou como deve usar o Android Auto da Google e o CarPlay da Apple em seus veículos neste ano. De acordo com a marca alemã, o lançamento das duas plataformas acontecerá simultaneamente.

Alguns modelos da Volkswagen no exterior já contam com um sistema chamado MIB, uma espécie de computador de bordo padrão para os carros da empresa. Em 2015, a companhia pretende introduzir uma segunda geração desse sistema, no qual estarão presentes os sistemas operacionais da Google ou da Apple. Ao que tudo indica, será possível escolher um ou outro, mas nuca os dois, na hora de trocar de carro.

Fora esses dois sistemas, a companhia ainda trabalha na integração de smartphones a computadores de bordo em seus carros através de outros meios, como o MirrorLink, usado pela Sony.

Golf tecnológico

Também foi apresentado na CES 2015 o Golf R Touch, um carro moderno com vários elementos que o transformam no melhor modelo conectado da marca. Ele conta com três telas sensíveis ao toque no seu painel que praticamente eliminam outros controles físicos do carro. Ele é a melhor aposta para integrar o Android Auto e o CarPlay aos veículos da marca.

Mesmo com esses anúncios, nenhuma data concreta para o lançamento de algum carro com essas novidades foi detalhada. Fora isso, parece que o Android Auto e o CarPlay estarão disponíveis em carros Volkswagen apenas na Europa e nos EUA inicialmente.

Cupons de desconto TecMundo: