CES 2011: Conferência da Microsoft

4 min de leitura
Imagem de: CES 2011: Conferência da Microsoft

A CES 2011 está trazendo centenas de novidades para o mundo tecnológico. Diversas empresas estão reunidas em Las Vegas para mostrar aos visitantes da feira o que há de mais moderno em hardware e software. Na tarde do dia 5 as atenções foram voltadas para a conferência da Microsoft, que apresentou as suas novidades.

Kinect, o Windows Phone e novos recursos de utilização para o Windows foram utilizados para resumir o ano de 2010 e projetar as novas da empresa empreitadas durante a CES 2011. Sem um anúncio bombástico, mas com alguns pontos altos, o CEO Steve Ballmer e alguns convidados focaram-se mais nos números da empresa em 2010 e projetaram o próximo ano.

Steve Ballmer durante a CES 2011.

Fonte da imagem: Microsoft

Xbox: controlando mídias e avatares dinâmicos

A conferência começou com demonstrações de novidades para o Kinect/Xbox. Com 8 milhões de unidades vendidas, o periférico superou as expectativas, logo, serviu como um atrativo da conferência. Para apresentar o que há de novo, Ballmer chamou ao palco Ron Forbes, responsável pela área de entretenimento interativo da Microsoft.

Depois de apresentar um pouco como o Kinect funciona, Ron anunciou as novas parcerias da Microsoft que visam proporcionar maior diversão aos clientes. A primeira delas é com a Netflix, uma espécie de locadora norte-americana que entrega filmes pelo correio e também pela internet, através do sistema de streaming.

As novas parcerias
Fonte da Imagem: Microsoft

Dessa maneira os usuários poderão alugar seus filmes preferidos e assisti-los diretamente no console da empresa, utilizando o Kinect para navegar e controlar a reprodução dos vídeos. Para tornar o Xbox ainda mais interativo, a Microsoft também firmou laços com o Hulu Plus, um portal que oferece streaming de seriados para os usuários por valores acessíveis.

Já ao final de sua apresentação, Ron Forbes falou a respeito da parceria entre a Microsoft e a ESPN, firmada em novembro do ano passado. Isso permite que os usuários assistam cerca de 3500 eventos esportivos através do canal ESPN3.com. Além disso, as pessoas poderão assistir aos jogos juntas, mesmo que não residam na mesma cidade.

O grande destaque foi a exibição do Avatar Kinect, que utiliza reconhecimento facial para deixar os avatares dos jogadores de Xbox muito mais dinâmicos. Não somente os movimentos, mas as expressões faciais também são controladas, desde um sorriso até o franzir de testa. O Avatar Kinect será disponibilizado gratuitamente para todos os membros Gold da Xbox Live nos próximos meses.

“O seu Xbox está se tornando o centro da sua sala de estar. É o seu console, filmes, programas de TV e seus eventos esportivos. São suas interações sociais, tudo diretamente na maior tela de sua casa”, resumiu Ballmer.

Atualizações para o Windows Phone

A Microsoft vai lançar várias atualizações para o Windows Phone 7 que visam melhorar a experiência de uso do sistema, principalmente em relação à exploração de aplicativos e jogos.

Com o Windows Phone 7, os usuários poderão conectar-se ao Xbox LIVE e jogar seus games preferidos diretamente no aparelho móvel. A novidade fica por conta do jogo Fable, que ganhou uma versão exclusiva para o aparelho da Microsoft, a qual foi batizada de Fable/Coin Golf.

Fable ganha versão exclusiva para Windows Phone 7
Fonte da Imagem: Microsoft

Para apresentar as demais novidades do Windows Phone 7, Ballmer chamou Liz Sloan, da equipe de desenvolvimento do Windows Phone. Primeiramente Sloan  destacou sete características do Windows Phone 7 que foram feitas para todos os tipos de usuários, principalmente aqueles que têm uma vida agitada e ocupada.

A primeira delas é a ideia de um botão para tirar fotos que funciona mesmo com a tela travada, para que uma foto não seja perdida. Também foram destacados o mecanismo de busca do Bing e a organização de aplicativos por hubs, como o Office Hub, que reúne os programas de escritório no mesmo lugar.

Sloan finalizou a exibição do Windows Phone destacando a quantidade de aplicativos disponíveis (5500) e novos jogos que serão lançados nos próximos meses com a promessa de carregamento rápido e boas capacidades 3D.

Windows 7 e Surface

A parte final da conferência foi dedicada ao Windows 7 e aos recursos dos novos PCs que o terão como sistema. Mike Angiulo, da equipe de desenvolvimento do SO, começou demonstrando as novas gerações de processadores da Intel e AMD, que combinam processamento lógico e acelerador de vídeos em um único chip.

O grande momento dessa parte foi o anúncio da nova geração da mesa multitouch Surface. Desenvolvida em parceria com a Samsung, o Surface está mais fino, com processador dual core e unidade de processamento gráfico da AMD.

O novo Surface foi apresentado
Fonte da Imagem: Microsoft

Mas o grande destaque é a nova tecnologia PixelSense. A tela tem vários sensores infravermelhos e cada pixel funciona como uma câmera, o que faz com que a tela seja  muito mais precisa e adaptável. Como exemplo, uma folha de papel foi digitalizada em poucos segundos. Também foi demonstrado o pagamento de um boleto bancário diretamente da mesa.

Próxima versão do Windows

Ballmer anunciou que a próxima versão do Windows suportará arquiteturas SoC (System on a Chip, ou seja, sistema em um chip) da Intel, AMD e outros fabricantes. O Windows foi demonstrado nativamente com os chips, evidenciando a compatibilidade do sistema com as estruturas extremamente pequenas de hardware, como os processadores com arquitetura ARM.

Steve Ballmer durante conferência na CES 2011.
Fonte da Imagem: Microsoft

A arquitetura foi exibida em funcionamento em diferentes cenários, como gráficos acelerados por hardware no IE 9, suporte a USB, impressão e outros, mostrando a compatibilidade do sistema com as novas arquiteturas. A demonstração, no entanto, foi feita com a interface do Windows 7, sem deixar nenhuma pista sobre o visual do tão comentado Windows 8.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.