Seu celular pode identificar câncer de olho em crianças; saiba como

1 min de leitura
Imagem de: Seu celular pode identificar câncer de olho em crianças; saiba como

O diagnóstico de um tipo de câncer de olho pode ser feito também por smartphones. Foi o que comprovou Julie Fitzgerald, mãe de um menino de dois anos afetado pela doença. Conforme o nome sugere, a retinoblastoma compromete a retina. Ela é comum em crianças, sendo possível constatá-la através das manchas brancas que aparecem nas fotos quando o flash incide sobre os olhos.

“Tive essa sensação, um frio no estômago, que me dizia que algo estava errado”, disse Julie ao ABD News. Após ler uma publicação viral em seu Facebook sobre a possibilidade de se identificar câncer de olho a partir de fotos, ela então levou seu filho ao médico, que de fato constatou a presença de retinoblastoma.

“É melhor fazer um exame que mostre resultados negativos do que não realizar a consulta”, orienta ainda assim Michael W. Stewart, médico da clínica de oftalmologia Mayo, segundo informa o USA Today. Quando identificada, a retinoblastoma pode ser tratada sem causar danos à criança. Não foi o caso de filho de Julie, que, mesmo após o diagnóstico e tratamento, teve de remover um dos olhos.

“[A doença] foi nosso maior pesadelo, mas [a identificação] acabou salvando a vida de nosso filho”, confessou a mãe. Qualquer celular equipado com câmera fotográfica e flash é capaz de fazer a identificação da retinoblastoma. Consultas junto de especialistas são ainda assim indispensáveis. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.