A TIM foi a última das quatro operadoras móveis brasileiras a anunciar que vai cortar a internet dos clientes que excederem o limite da franquia contratada. VIVO e OI avisaram sobre a mudança no contrato do plano de internet desde o ano passado, e, mais recentemente, a Claro aderiu.

De acordo com uma nota emitida no site oficial da operadora, a partir do dia 20 de fevereiro deste ano, os clientes do plano TIM Liberty que atingirem o limite de uso da franquia mensal de internet terão a conexão de dados interrompida.

Para acompanhar o consumo da franquia de dados na operadora, o cliente pode enviar a qualquer momento um SMS com a mensagem “consumoweb” para o número 4141.

Aviso aos navegantes

Quando o usuário atingir o limite da franquia, a operadora envia um SMS com algumas opções para os clientes que desejarem manter o acesso à internet, e o cliente pode optar por migrar para um pacote superior ao de sua franquia ou apenas recorrer a uma medida emergencial e contratar um pacote adicional para usar até o final do mês corrente.

Caso o cliente não queira pagar mais por estas opções, a internet será bloqueada até o fim daquele ciclo de cobrança, voltando normalmente assim que começar um novo ciclo.

Motivos

A justificativa das operadoras para a mudança é a insatisfação generalizada e reclamações constantes dos clientes por conta da diminuição da velocidade que costuma acontecer quando o assinante ultrapassa o limite da franquia. A operadora disse o seguinte em comunicado ao TecMundo:

A TIM confirma que implementará, a partir do dia 20 de fevereiro, o bloqueio de acesso à internet após o atingimento do limite da franquia contratada para os clientes dos planos Infinity Pré, Infinity Controle, Liberty Controle e Liberty Controle Express de todo o Brasil e para usuários dos planos pós-pagos Liberty (+50, +100, +200, +400 e +800) dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul e da área de DDD 19, no interior de São Paulo. A medida dá continuidade às mudanças nas condições da mecânica de dados iniciadas a partir do dia 15 de janeiro e busca oferecer uma melhor experiência de navegação móvel, já que o modelo de redução de velocidade após o consumo dos pacotes contratados pode criar uma percepção negativa do serviço.

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