Como fazer o celular carregar mais rápido?

3 min de leitura
Imagem de: Como fazer o celular carregar mais rápido?
Imagem: SRP Eletric

Todo mundo já passou por aquele desespero clássico de ter que sair de casa para algo importante e ver que a bateria de seu celular está quase no fim.

Você sabe que não vai conseguir deixar o aparelho recarregando por tempo suficiente até que a bateria esteja com um nível “respeitável” de energia. E agora?

Primeiramente, respire fundo. Em seguida, lembre-se de que existe uma série de truques que você pode usar para agilizar o carregamento do seu telefone celular. Para ajudar você nesses momentos de necessidade, resolvemos fazer uma seleção com dicas sobre as melhores formas de recarregar um smartphone de uma forma mais rápida do que a comum: confira os conselhos e siga aqueles que estiverem ao seu alcance.

1) Desligue o aparelho ou ative o modo avião

Pare para pensar: o simples fato de estar ligado já faz com que seu smartphone consuma energia da própria bateria. Afinal, o gadget conta com uma série de sensores e antenas que ficam ligados o tempo, recebendo sinal do WiFi, dados via 3G, mensagens SMS, atualizações do Facebook, conversas no WhatsApp...

Sendo assim, a primeira dica para um carregamento mais eficiente é desligar completamente o seu dispositivo. Caso não queira deixar o aparelho totalmente “morto”, ative ao menos o tão controverso modo avião, que desliga todas as conexões do seu produto.

2) Evite portas USB

Apesar de ser muito prático e cada vez mais comum, carregar seu smartphone nas portas USB de seu computador não é algo recomendado para quem deseja encher a bateria do seu dispositivo com rapidez. Uma porta 2.0 oferece uma carga de 0,5 ampere, enquanto um carregador legítimo transmite carga com pelo menos 1 ampere.

Se não houver mesmo como evitar o carregamento via USB, tente ao menos usar uma porta 3.0, que é capaz de transmitir energia a uma intensidade de 0,9 ampere. Tais conexões podem ser identificadas pelos componentes na cor azul (em contraste com a cor branca adotada nas USBs mais antigas).

3) Instale o Ai Charger

Desenvolvido pela ASUS, o Ai Charger é um software que consegue forçar o seu computador a liberar uma corrente elétrica de maior amperagem através de suas portas USB, agilizando o carregamento de dispositivos móveis que possam estar ali conectados.

Ainda que o programa tenha sido desenvolvido com foco nos produtos da Apple (não é possível carregar iPads e iPhones via USB sem um app externo), você pode usá-lo com qualquer outro gadget de sua preferência sem problema algum. O Ai Charger é totalmente gratuito e pode ser adquirido nesta página.

4) Use um carregador com maior amperagem

Carregadores de tablets geralmente trabalham com pouco mais de 2 amperes. Diferente do que você pode imaginar, não há problemas em carregar seu celular com um equipamento de maior amperagem: seu telefone não vai explodir, pegar fogo ou algo parecido.

Para confirmar a intensidade do carregador utilizado, observe as informações escritas ao longo do próprio: essa informação é referida com um “a” maiúsculo (2,1 A, por exemplo).

5) Adquira um acelerador

Ainda que não seja vendido oficialmente no Brasil, você pode facilmente importar para cá um gadget milagroso conhecido como ChargeDr. Lançado no ano passado, o periférico tem o tamanho de um pendrive convencional e intermedia o carregamento de um smartphone através de uma interface USB, sendo capaz de aumentar a corrente elétrica e agilizar o processo de carga.

Seu funcionamento não poderia ser mais simples: basta conectar o ChargeDr em uma porta USB do seu PC/notebook e ligar seu dispositivo em sua outra extremidade, que também é uma porta USB. O dispositivo custa US$ 30 (cerca de R$ 66 sem adição de impostos e frete internacional).

.....

Por fim, vale lembrar que sempre é bom tomar alguns cuidados para que a bateria de seu smartphone não descarregue tão rápido, evitando a necessidade constante de plugá-lo na tomada. Caso você ainda não tenha visto, clique aqui para conferir nossa seleção de aplicativos que vão ajudar seu dispositivo móvel a sobreviver por mais tempo longe do carregador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.