Quais celulares possuem as melhores baterias?

5 min de leitura
Imagem de: Quais celulares possuem as melhores baterias?

Muita discussão envolve a eleição dos melhores celulares e smartphones. Além do gosto pessoal de cada comprador, uma lista interminável de quesitos também é levada em conta, como design, peso, capacidade de processamento, ferramentas, entre outros. E um dos principais pontos-chave é a duração da bateria destes aparelhos.

Isso porque não adianta um smartphone acumular muitas funções se no final das contas ele vai acabar deixando o seu dono na mão, sem bateria no meio da rua. Além disso, esses inúmeros recursos consomem cada vez mais energia – principalmente os relativos à conectividade, como Wi-Fi e 3G. Os fabricantes sabem disso e não param de buscar maneiras de economizar o consumo dos aparelhos, como novos modos de funcionamento, por exemplo.

Graças a vocês, frequentadores dos nossos sites, que participam e nos mandam dicas, nós, do Tecmundo, elaboramos uma pequena lista, indicando algumas opções de aparelhos e levando em conta os seus recursos e a duração média da bateria.

As informações que nós trazemos a seguir foram obtidas nos sites de alguns fabricantes (Nokia, Motorola e Samsung) e operadoras, como a Claro e a Vivo, além de páginas especializadas, como o GSM Arena. Lembramos que estes costumam informar somente o tempo de duração da bateria em conversação e stand by.

Confira a seguir algumas dicas de modelos (que abrangem desde os mais simples aparelhos, até os mais robustos smartphones) que se destacam pela durabilidade e pouco consumo de energia.

Nokia N8

Nokia N8 (Fonte da imagem: GSM Arena)

O Nokia N8, apesar de contar com 3G e Wi-Fi, é um smartphone com hardware relativamente simples, além de trazer o discutível sistema Symbian. Entretanto, para quem deseja utilizar o aparelho para uma boa dose de conversação, ele apresenta uma excelente média, com até 12 horas de desempenho. Já em stand by, o modelo pode alcançar até 16 dias ligado e sem realizar nenhuma recarga.

ZTE N290

ZTE N290 (Fonte da imagem: Vivo)

Para um smartphone menos conhecido e com preço bastante competitivo, o ZTE N290 conta com um bom desempenho quando o assunto é a bateria do aparelho: 7 horas de conversação e até 14 dias em modo stand by.

Nokia C5

Nokia C5 (Fonte da imagem: GSM Arena)

Esse smartphone da Nokia surge como uma excelente opção para quem deseja ter um verdadeiro computador no bolso, mas não abre mão da bateria durável. O Nokia C5 conta com display touchscreen de 3,2 polegadas, câmera de 5 megapixels, 3G  e muitas ferramentas. Mesmo assim, o modelo consegue trazer bom rendimento de energia: cerca de 11 horas e meia de conversação e 11 dias em stand by.

Samsung E2530

Samsung E2530 (Fonte da imagem: Samsung)

O Samsung E2530 é um celular “à moda antiga”. O modelo não traz grandes atrativos além do suporte para arquivos MP3 e a sua bateria: 12 horas de conversação e cerca de 10 dias em stand by.

Nokia X1-00

Nokia X1-00 (Fonte da imagem: GSM Arena)

O display dos celulares e o brilho da tela são os principais consumidores da bateria desses aparelhos. Logo, quem busca algo que realmente economize energia deve passar longe dos smartphones.

O Nokia X1-00 é um celular simples, mas que conta com funções de telefones inteligentes – incluindo conexão 3G. No entanto, o seu ponto alto é a duração da bateria: até 13 horas de conversação e 61 dias em modo de espera sem nenhuma recarga.

Nokia X2-01

Nokia X2-01 (Fonte da imagem: Nokia)

Já o Nokia X2-01 é para pessoas ainda mais exigentes. O celular, além de contar com tela e teclado maiores, também apresenta uma duração de bateria ainda maior quando o assunto é tempo de conversação: 23 horas. Em stand by, a duração também é impressionante, com 700 horas de funcionamento, praticamente um mês inteiro.

Motorola F3

Motorola F3 (Fonte da imagem: Motorola)

O Motorola F3 é um modelo antigo, lançado em 2006. Apesar de não apresentar recursos além de mandar SMS e realizar ligações, o aparelho ainda pode ser encontrado à venda em algumas lojas – principalmente devido à duração de sua bateria e preço.

Por menos de 50 reais você pode adquirir o celular, que conta com capacidade de conversação de até 6 horas e mais de 12 dias de duração em stand by.

Samsung Galaxy 5

Galaxy 5 (Fonte da imagem: Claro)

O Samsung Galaxy 5 é uma boa alternativa para quem deseja um smartphone com preço acessível. Além de apresentar várias ferramentas, aplicativos e boa conectividade, o aparelho traz bateria com duração de até 9,5 horas de conversação e 11 dias em stand by.

Motorola Atrix 2

Motorola Atrix 2 (Fonte da imagem: GSM Arena)

O aparelho conta com o sistema Lapdock, que permite a conexão entre notebooks e o smartphone para agregar capacidade de processamento ao computador. Isso já mostra o poder deste gadget. O bom é que ele também conta com boa autonomia: aproximadamente 9 horas de conversação e 16 dias em stand by.

Sony Ericsson Xperia Arc

Xperia arc (Fonte da imagem: Sony Ericsson)

Além de apresentar um hardware sensacional, o Sony Ericsson Xperia Arc possui também bom desempenho quando o assunto é a durabilidade da bateria: 7 horas de conversação e aproximadamente 16 dias em stand by – mesmo com o 3G ligado.

Samsung Galaxy S II

Samsung Galaxy S II (Fonte da imagem: Tecmundo)

O Samsung Galaxy S II é um dos aparelhos mais vendidos do mundo, sendo inclusive considerado o principal concorrente do iPhone 4. E a bateria deste smartphone é uma grande carta na manga nessa briga pelo mercado: 18 horas e 20 minutos de conversação sem o 3G ligado e mais de 25 dias em stand by – isso com a conectividade 3G ativada.

iPhone 4

iPhone 4 (Fonte da imagem: Divulgação/ Apple)

O smartphone mais famoso do mundo não poderia faltar nesta lista. Além dos inúmeros recursos trazidos pelo aparelho, ele também apresenta uma boa durabilidade quando o assunto é autonomia e energia. O iPhone 4 suporta até 14 horas de conversação (sem o 3G ativado) e cerca de 12 dias em stand by – com o 3G ligado ou não.

É importante salientar que os celulares e smartphones apresentam diferentes taxas de consumo de energia, trazendo durabilidades diferentes, dependendo de como o aparelho for utilizado. Dessa forma, se você está navegando na internet o gasto de bateria será maior do que se ele estiver simplesmente parado em stand by, por exemplo.

Há alternativas

Se nenhuma das opções lhe agradou, ou ainda, se você já tem um celular que não está nesta pequena lista com os melhores desempenhos no que diz respeito à duração da bateria, uma boa alternativa é checar maneiras de economizar a carga do seu dispositivo, como estas dicas para quem conta com smartphones Android ou então escolher o papel de parede certo para o aparelho.

Agora, se você deseja uma mudança drástica e quer aproveitar as ofertas de final de ano, confira algumas das melhores oportunidades em smartphones para este Natal.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.