As 5 marcas de smartphone mais vendidas de 2016

2 min de leitura
Imagem de: As 5 marcas de smartphone mais vendidas de 2016

Você sabe quais são as fabricantes que mais venderam smartphones até julho de 2016? Para responder a essa pergunta, o instituto de pesquisa Gartner divulgou um balanço de todas as vendas de celulares no segundo trimestre de 2016.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O primeiro ponto do ranking montado pela Gartner que podemos notar é o aumento de vendas totais de celulares. Em 2015, no mesmo período, o mercado entregou mais de 330 milhões de unidades. Até agora, já foram entregues 344 milhões, um aumento de 4%. Contudo, apesar disso, alguns especialistas indicam que as vendas globais de smartphones devem começar a cair enquanto os mercados emergentes vão cada vez mais amadurecendo — o motivo? A falta de inovação e a falta de necessidade de trocar um smartphone top de linha por outro todo ano.

Sobre o ranking, quem está liderando 2016 é a Samsung. A companhia sul-coreana vendeu mais de 76,7 milhões de smartphones, com uma fatia de mercado de 22,3%. No mesmo período de 2015, ela vendeu 72 milhões de unidades, então vemos um bom aumento neste ano impulsionado pelo sucesso da linha Galaxy S.

A Apple registrou uma queda milionária nas vendas

Enquanto isso, a principal rival da Sammy, a norte-americana Apple, vendeu mais de 44,3 milhões com uma fatia de mercado de 12,9% em 2016. Ao contrário da sul-coreana, a situação aqui é diferente: no mesmo período em 2015, a Maçã havia vendido 48 milhões de unidades. Isso significa que, se a companhia de Tim Cook não abrir os olhos, ela pode começar a registrar mais quedas de vendas.

O ranking de marcas de smartphones mais vendidas de 2016 você encontra completo, com detalhes, no final desta matéria.

Apenas Samsung e Apple fazem dinheiro

Outro estudo, da Cannaccord Genuity, mostra algo que, na verdade, não é tão feliz. Apenas a Apple e a Samsung entram no hall de companhias que realmente fazem um bom dinheiro com as vendas de celulares.

A Cannaccord pegou os dados das principais empresas nesse mercado. Então, isso significa que BlackBerry, Microsoft, Lenovo/Motorola, Sony, LG, HTC e TCL (Alcatel), se tiverem lucro na divisão móvel, ele não veio das vendas de smartphones.

No relatório, a Cannaccord descobriu que a companhia que mais faz dinheiro com as vendas é a Apple, com uma margem de lucro de 38% por iPhone. Em segundo lugar, a Samsung, com 17% sobre cada venda.

Os casos mais alarmantes são da Microsoft e da HTC. Ambas as companhias registram uma perda de 22% (ou seja, - 22%), um déficit, a cada venda. Mídia e fãs sabem que a Microsoft pretende chegar com tudo nos próximos meses ao lançar mais smartphones com Windows 10 Mobile, porém parece que o futuro para a HTC não é tão brilhante.

Margens de lucro

Ranking

O top 5 ainda é formado por Huawei, Oppo e Xiaomi, respectivamente. Abaixo, você acompanha o ranking de maneira detalhada.

  • 1. Samsung: 76.743 milhões
  • 2. Apple: 44.395 milhões
  • 3. Huawei: 30.670 milhões
  • 4. Oppo: 18.489 milhões
  • 5. Xiaomi: 15.530 milhões
  • 6. Outros: 158.530 milhões

Vendas de smartphones

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.