Usar celular com um só olho no escuro pode causar 'cegueira temporária'

1 min de leitura
Imagem de: Usar celular com um só olho no escuro pode causar 'cegueira temporária'

Acalme-se: antes de você começar a se policiar com relação ao uso do seu smartphone, é bom entender exatamente quais são as condições para que uma "cegueira temporária" possa realmente acontecer. Portanto, preste muita atenção no texto e depois compartilhe com a gente se você já passou por essa situação.

O alerta, na verdade, surge depois que duas mulheres – com idades entre 22 e 40 anos – reclamaram estar sofrendo de cegueira temporária sem causas definidas que durava cerca de 15 minutos. Depois de irem ao médico, o especialista foi incapaz de identificar o problema e encaminhou as pacientes para um oftalmologista.

Evite usar o seu smartphone no escuro com apenas um olho aberto

No intuito de investigar o caso, o profissional fez uma série de perguntas para as duas a fim de entender o que poderia estar ocasionando o problema. O oftalmologista soube então que as duas pacientes tinham um hábito em comum: usar o smartphone na cama enquanto o quarto estava totalmente escuro e tampando um dos olhos com o travesseiro. Estava descoberta a causa da "cegueira temporária".

Atenção!

A condição, na verdade, está sendo colocada entre aspas porque os profissionais não diagnosticaram o problema como sendo esse. O que acontece é que o olho que recebe a iluminação do smartphone fica menos dilatado do que aquele que está coberto com o travesseiro, causando um desequilíbrio para a visão da pessoa. Ao deixar o aparelho de lado, os olhos precisam de um tempo para se ajustarem, o que acabava "confundindo" o cérebro das pacientes, que não conseguiam interpretar o mundo à sua volta.

O olho que recebe a iluminação do smartphone fica menos dilatado do que aquele que está coberto com o travesseiro

O caso não está totalmente encerrado, e os médicos envolvidos ainda não decretaram um fim para o tratamento delas. Não se sabe, por exemplo, se a condição resultou em problemas permanentes ou se os efeitos são apenas temporários. Por isso, fica o alerta: evite usar o seu smartphone no escuro e, se for fazer isso, fique com os dois olhos abertos. Outra dica é reduzir o brilho da tela para não forçar muito a sua vista, o que pode minimizar possíveis desconfortos ocasionados por essa prática.

Você já passou por uma situação dessas? O que fez em seguida? Compartilhe com a gente e lembre-se sempre de procurar ajuda médica caso esteja lidando com problemas parecidos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.