Conheça 6 dos carros híbridos mais econômicos e eficientes já criados

2 min de leitura
Imagem de: Conheça 6 dos carros híbridos mais econômicos e eficientes já criados

Carros elétricos capazes de percorrer mais de 300 km com apenas uma carga, protótipos que fazem mais de 100 quilômetros com somente 1 litro de gasolina e veículos que dispensam combustíveis fósseis para alcançar 100 km/h em menos de dois segundos já são realidade. Mas qual é exatamente o futuro do setor automotivo?

Neste artigo, você vai conhecer alguns dos carros mais eficientes já fabricados e que despontam, ainda, enquanto modelos que poderão em breve tomar o lugar dos automotores tradicionais. Confira abaixo 6 veículos híbridos que, ao levarem “o melhor dos dois mundos aos motoristas”, combinam as mais refinadas tecnologias de desempenho e economia.

Volkswagen XL1 (110,96 km por litro)

O Volkswagen XL1 roda às custas de um motor híbrido (diesel/elétrico) e é capaz de percorrer até 110,96 km com apenas 1 litro de combustível. As unidades limitadas do modelo foram fabricadas no começo de 2013 e vendidas apenas na Europa.

Zoleco Eco Exotic Sports Car (64,2 km por litro)

Com corpo aerodinâmico e extremamente leve, o carro da montadora canadense pode fazer até 64,2 km com 1 litro de gasolina. Apresentado ainda em 2011 como um dos primeiros veículos a fazer mais de 100 mpg, o automóvel não chegou a ser produzido em massa.

Vencedor da Eco-Marathon de 2010 (1.057,33 km por litro)

Estudantes da Universidade de Laval, em Quebec (Canadá), participaram em 2010 da Eco-Marathon Americas, promovida pela Shell. Durante o concurso, o protótipo demonstrado fez incríveis 1.057,33 km com 1 litro de combustível – o que atribuiu à invenção o título de veículo mais eficiente já construído.

Protótipo da Universidade de Brigham Young (522,69 km por litro)

Desenvolvido por estudantes da Universidade de Brigham Young, nos EUA, o protótipo que concorreu no concurso SAE Supermileage chegou à marca dos 522,69 km por litro. O veículo possui um motor de alta tecnologia, e o material que compõe sua carcaça ainda não está disponível para uso comercial.

Valentin Technologies Ingocar (72,27 km por litro)

Em fase de desenvolvimento desde 2007, o Ingocar combina tecnologias tradicionais de combustão a um sistema hidráulico para que até 72.27 quilômetros possam ser percorridos por litro. O destaque da invenção vai para o fato de que a tecnologia da Valentin poderia ser usada pelas fabricantes de automóveis da atualidade.

Carro da Universidade de Cambridge (563,32 km por litro)

O veículo exibido pela imagem abaixo foi pilotado por um menino de 11 anos e é capaz de percorrer 563,32 km com somente 1 litro de combustível. Fruto de uma parceria entre designers da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, o carro-conceito valoriza seu motor a diesel a partir de um sistema de geração de oxigênio.

...

Carros híbridos ou puramente elétricos? Qual é o futuro do setor automotivo? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.