O que um desenvolvedor precisa ter para se dar bem no mercado? [opinião]

1 min de leitura
Imagem de: O que um desenvolvedor precisa ter para se dar bem no mercado? [opinião]

Você sabe o que é necessário para um profissional de tecnologia da informação se sair bem no mercado? A resposta para isso vai muito além do que muitos imaginam, pois não basta saber programar para conseguir bons postos de trabalho. Jonathan Lima (CTO do Pagar.me, uma solução digital para infraestrutura de pagamentos) nos conta mais sobre isso. Confira o texto que ele produziu para falar sobre este mercado:

Antigamente, profissões que envolviam tecnologia estavam em alta para quem buscava bons salários e estabilidade – afinal, faltava mão de obra para dar conta do boom da Internet. Porém, o futuro chegou e o que se vê no mercado de trabalho é uma grande oferta de pessoas, no entanto, sem o conhecimento e o preparo adequado para dar conta das novas demandas que envolvem o mercado. Confira o checklist para contratar os melhores desenvolvedores:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Riscos

O profissional da área precisa encarar alguns desafios, como trabalhar fora do expediente comercial, lidar com a falta de planejamento e assumir responsabilidades maiores do que se está acostumado. Porém, quem passa por isso tem um crescimento maior do que se entrasse em um programa de treinamento, por exemplo.

Crescimento contínuo

Na hora de contratar, o empresário geralmente quer alguém melhor que ele. Portanto, o desenvolvedor precisa se atualizar constantemente e estar antenado com o que há de mais novo em sua área para ampliar os conhecimentos em sua função.

Resultados

Não adianta ser um gênio e não colocar o conhecimento em prol da empresa. No mercado de trabalho é fundamental trazer resultados. No setor de tecnologia não é diferente, e o profissional valorizado é o que consegue aliar teoria e prática.

Inovação

Em uma área que se transforma constantemente, as pessoas precisam pensar diferente para se destacarem. A busca por inovação é o que permite o aparecimento de novos produtos e serviços no setor.

Responsabilidade

Por fim, é preciso assumir o compromisso que o cargo traz. A falta de maturidade não pode servir como desculpa. O profissional de sucesso reconhece seus erros e enxerga como pode melhorar para crescer ainda mais.

.....

Qual a carreira dos seus sonhos? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.