Apple passa Nikon e vira a segunda marca de câmeras mais usada no Flickr

2 min de leitura
Imagem de: Apple passa Nikon e vira a segunda marca de câmeras mais usada no Flickr
Imagem: Apple

Por mais que as câmeras digitais de alta qualidade ainda tenham um bom mercado, não há como negar que elas estão perdendo cada vez mais espaço para as câmeras de smartphone. Prova disso é uma lista lançada pelo Flickr que vem para mostrar quais as marcas mais utilizadas para capturar fotos que vão para o famoso serviço: segundo o site The Next Web, a Apple seria agora a segunda marca mais usada, ultrapassando a gigante Nikon.

A diferença pode não ser tão grande, mas existe. Como a tabela logo abaixo mostra, o Top 5 do serviço continuou apresentando em 2014 as mesmas empresas de 2013 – a Apple, porém, saltou de 7,7% do mercado para 9,6%, enquanto a Nikon foi de 8,8% para “apenas” 9,3%. A diferença pode parecer pequena, mas, se analisarmos, é possível notar que a Maçã cresceu absurdamente em apenas um ano.

O primeiro lugar, por sua vez, continua nas mãos da Canon, que subiu de 13 para 13,4% durante o ano. A Samsung e a Sony, como não deve ser surpresa, vêm em quarto e quinto lugares, invertendo suas posições de um ano para o outro . Vale notar que o Flickr levou todos os dispositivos móveis em consideração na pesquisa, de câmeras celulares a câmeras digitais, incluindo DSLRs e modelos mirrorless.

iPhones dominando no Flickr

Está bem, já sabemos que a Apple está indo muito bem no mercado, mas isso fica especialmente evidente quando vemos a lista do Flickr para os celulares mais utilizados. Basicamente, 2013 tinha uma lista composta por quase todos os iPhones (e até mesmo alguns iPads) já lançados pela Apple, sendo que as únicas posições com outras marcas eram a 6ª (mantida pelo Samsung Galaxy S3) e a 9ª (que ficou para o HTC One X).

Em 2014, a situação mudou muito pouco: embora os iPhones 1 e 3GS tenham saído do ranking, temos a chegada do iPhone 6 para manter o “domínio” da empresa. O Galaxy S3 continua por ali, mas agora acompanhado do Galaxy S5, e o HTC One X deu lugar para o One comum.

Apesar de o site não trazer dados de absolutamente todos os aparelhos usados no mercado, o Flickr pode nos dar uma boa ideia de como realmente anda o cenário como um todo. Afinal, ele é bastante utilizado por pessoas que usam câmeras tanto profissionalmente quanto no dia a dia. Junte isso ao fato de ser um dos maiores serviços do ramo e temos dados consideravelmente precisos – mesmo que em menor escala.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.