Em muitos casos, o Photoshop é capaz de salvar um retrato. Seja por olhos vermelhos, falta de nitidez ou iluminação ruim, o aplicativo consegue fazer mágica com algumas fotos. Mas o trabalho do editor também deve ser bom – e a culpa dos erros que viram piada na rede normalmente é dele.

Já mostramos algumas escorregadas clássicas devido ao uso incorreto desses programas, mas imagens assim nunca param de sair. O Tecmundo selecionou abaixo mais alguns erros bizarros nesse estilo, alguns até de capas de revista.

Muito exercício?

(Fonte da imagem: Vogue Russia)

Tente tirar os olhos das pernas da modelo por um instante e preste atenção no rapaz ao lado dela. Trata-se de Adam Levine, o vocalista da banda Maroon 5. Tudo bem que ele está em forma, mas a versão russa da revista Vogue exagerou um pouco: metade do abdômen do cantor foi apagado na foto.

Segundo Sol

(Fonte da imagem: Groupalia)

Na foto do catálogo do Groupalia, um famoso site de compras coletivas, não há edições notáveis no corpo da moça ou na esteira, mas na iluminação. Note que o lado esquerdo do corpo da atleta está iluminado, indicando que a fonte de luz (provavelmente o Sol) está à direita dela. Mas a sombra da mulher e do aparelho de ginástica foi inserida posteriormente – e projetada do mesmo lado da luz!

O motivo dos congestionamentos

(Fonte da imagem: Infolettre)

Depois ninguém sabe o motivo de tanto congestionamento na França. O artigo no site relata o alto número de carros em uma estrada que circunda Paris, mas o que realmente chama a atenção é o posicionamento dos veículos. Note que três deles foram colocados depois que a imagem foi tirada, mas aparecem normalmente na contramão.

Tudo errado

(Fonte da imagem: PSDisasters)

Será que foi a pressa? A Aldi, uma das redes de supermercados mais difundidas na Europa, cometeu um erro bizarro em um de seus folhetos. Na verdade, são dois equívocos bem graves: a mulher foi claramente duplicada no Photoshop, mas o editor esqueceu-se de apagar uma delas.

Por isso, um pedaço do segundo corpo aparece atrás do primeiro – que teve parte de seu braço cortado e posicionado alguns milímetros abaixo. E ainda não acabou: o instrumento de jardinagem foi aleatoriamente colado na foto e está aparentemente levitando.

Jogo da memória

(Fonte da imagem: PSDisasters)

Neste caso, o problema parece ser a falta de figurantes. A intenção do Conselho Distrital de Trending, cidade do interior dos Estados Unidos, era boa: mostrar que muita gente já aderiu à instituição.

Mas repare que várias pessoas foram duplicadas e tiveram o corpo trocado de lado: quem estava virado para a direita em uma metade da foto é colado no outro, porém na direção oposta. Tem ainda mais gente clonada do que as mostradas pelos círculos vermelhos. Será que é uma cidade cheia de gêmeos?

O maior jogador de todos os tempos

(Fonte da imagem: Photoshop Disasters)

Pelé, Rei do Futebol e Atleta do Século XX, é um dos melhores jogadores que o mundo já viu. Mas um outdoor exposto no interior paulista prova que ele também é o maior. Note a desproporção da altura de Edson Arantes do Nascimento em comparação com a foto – ele parece muito maior que a prateleira ao lado.

O problema, para variar, é que os retratos foram tirados em separado (o ambiente e o jogador). Assim, os pés de Pelé parecem flutuar no ar. O jogador também fica sem reflexo no chão, mas esse é o menor dos problemas.

Contorcionismo

(Fonte da imagem: Daily Mail)

Nem os astros em ascensão de Hollywood escapam de edições esquisitas em imagens. A capa ao lado é da revista Glamour de novembro de 2011, que foi divulgada com antecedência. Consequentemente, o primeiro erro do mês que vem rapidamente virou piada na rede.

A estrela feminina da série Crepúsculo nem parecia ter passado por alguma edição de imagens, até que o pessoal do Daily Mail notou que há algo errado com o braço esquerdo da atriz. Até a metade dele  não há problema algum, mas depois ele simplesmente desaparece por trás da perna esquerda.

Há quem defenda que o antebraço da atriz pode não ter aparecido por causa do ângulo do retrato, que acabou encobrindo a mão de Stewart, mas a impressão é mesmo de que ela foi cortada fora do retrato final.

Mar agitado

(Fonte da imagem: Reprodução / Orkut)

Essa ficou bastante famosa em janeiro deste ano, durante a edição do Big Brother Brasil. Uma das participantes resolveu mostrar suas habilidades no Photoshop e ficar com alguns quilos a menos. O resultado não foi nada vantajoso: apesar do corpo ter ficado sem marcas, repare no desnível do mar nas duas metades do retrato, indicando que houve uma modificação forçada por ali – ou o mar estava mesmo esquisito naquele dia.

Erro clássico

(Fonte da imagem: The Star)

A prefeita de Mississauga, uma pequena cidade canadense, ganhou muito mais fama do que esperava. Em uma foto ao lado do filho para o jornal The Star, Hazel McCallion aparece com duas mãos abraçando o rapaz. Aí fica a dúvida: quem era a terceira pessoa que não deveria aparecer na foto?

Medo de água

(Fonte da imagem: Photoshop Mistakes)

A atriz Jennifer Love Hewitt estava em seu terceiro ensaio para a revista Maxim. A fala em destaque é sobre uma banheira e, na imagem, ela aparece na borda de uma piscina. Ou não: olhe atentamente para os pés da moça, que visivelmente não pertencem ao retrato.

Bola fora

(Fonte da imagem: Olé)

Não adianta, os erros de Photoshop acontecem em todos os países. Essa é para quem gosta de tirar um sarro dos hermanos argentinos: em uma capa de novembro do ano passado do diário esportivo Olé, um terceiro atleta foi apagado sem dó da foto de comemoração do gol, mas o braço que envolve o marcador não foi retirado.

Levitação

(Fonte da imagem: PSDisasters)

Nem o filho do beatle John Lennon escapou de uma edição forçada. Em uma foto com a atriz Charlotte Kemp Muhl para a promoção de um musical, Sean aparece lado a lado com a moça, mas ambos tiraram o retrato separadamente. É visível o uso incorreto de Photoshop ali, já que ele parece flutuar acima da cama.

Feliz Natal

(Fonte da imagem: PSDisasters)

Presentear um parente ou amigo com uma caixa cheia de chocolates parece uma boa ideia para o Natal, que já está chegando. Entretanto, não se esqueça de levar em conta não só o conteúdo do produto, mas também a embalagem.

A menina que ilustra o pacote em forma de calendário da marca austríaca Heindl, por exemplo, ficou com três mãos por causa de uma edição mal feita. Note que, além das duas mãos da jovem, há ainda alguns dedos "extras" segurando a tampa da caixa em forma de estrela.

A cabeça dela também parece um pouco deslocada com relação ao resto da imagem (se é que pertence a mesma pessoa), principalmente pela iluminação do retrato. Mas esse detalhe é totalmente relevante, se comparado com o erro mais grave.

Cupons de desconto TecMundo: