Sabe quando você tira um retrato e, por um leve movimento do seu braço, a fotografia sai desfocada, com elementos tremidos e quase sem detalhes? Em um futuro próximo, o Photoshop, que já opera alguns milagres para os fotógrafos amadores ou profissionais, poderá corrigir até mesmo esse defeito.

A Adobe liberou o vídeo, em alta qualidade, de demonstração do Image Deblurring, o serviço do Photoshop que deixa fotos desfocadas ou tremidas com nitidez normal. A partir de uma explicação de um dos desenvolvedores, é possível notar que a tecnologia funciona através de uma análise dos elementos do retrato.

O resultado impressiona pela qualidade. (Fonte da imagem: Pro Design Tools)

Ao concluir qual foi o trajeto realizado pela câmera para que o sensor tirasse a foto de maneira errada, o sistema realiza uma série de cálculos de algoritmos para chegar ao resultado final, que demora apenas alguns segundos para surgir. Os resultados são impressionantes: um retrato cheio de pessoas e até um trecho com texto tornam-se nítidos novamente.

Segundo a Gizmag, o Image Deblurring ainda está em fase de testes e não tem previsão para ser inserido em alguma versão do Photoshop.

Cupons de desconto TecMundo: