Galápagos continua impressionando não apenas as pessoas comuns que entram em contato com sua fauna exótica, mas também biólogos que se aventuram por suas águas cheias de criaturas praticamente desconhecidas pela ciência.

Nesse vídeo feito pela embarcação de exploração Nautilus, podemos ver três espécies de animais marinhos bastante raros e que deixam até os cientistas curiosos. O primeiro não foi identificado, mas lembra um pouco a também estranha lula-vampira-do-inferno (sim, o nome dela é esse mesmo), um ser exótico cuja nomenclatura oficial é Vampyroteithis infernalis e que vive em mares com profundidades de 400 a 1.000 metros. Apesar da semelhança, a criatura que aparece no vídeo obviamente é de uma outra espécie ainda desconhecida.

O segundo animal tem o corpo alongado e uma coloração roxa bastante chamativa. Sua textura parece aveludada e ele possui uma cabeça bem definida ("se é que aquilo é uma cabeça", conforme um dos narradores pode ser ouvido falando no vídeo). Aparentemente a criatura ainda é desconhecida dos cientistas.

Novo conhecido

O único ser identificado é o terceiro e último, uma espécie de verme do mar que em inglês ganhou o nome de squidworm, algo que em português seria “lula-verme”. Sua descoberta é bastante recente: foi registrada pela primeira vez em 2007 e ganhou a nomenclatura oficial de Teuthidodrilus samae. O animal apresenta tanto características de quem vive no fundo dos oceanos quanto de quem habita áreas mais abertas do mar.

Você acha que ainda há muitas espécies de animais completamente desconhecidas dos seres humanos? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: