Segredos nas entranhas de insetos podem ajudar a produzir energia no futuro

Imagem de: Segredos nas entranhas de insetos podem ajudar a produzir energia no futuro

O estudioso Javier Ceja-Navarro, pesquisador no Berkeley Lab, Estados Unidos, fez uma apresentação muito interessante envolvendo insetos e produção de energia limpa. Ele e várias outras pessoas do centro tecnológico estão buscando formas sustentáveis de produzir energia através de sistemas biológicos.

Segundo Javier, muitos tipos de insetos têm em suas entranhas micróbios específicos e reações químicas únicas capazes de desintegrar fibras complexas encontradas em plantas e na madeira. Uma compreensão mais aprofundada sobre essas reações poderia ajudar a desenvolver sistemas biológicos mais eficientes para a geração de biocombustíveis.

Outro detalhe importante é que alguns bichos têm um “superpoder” que lhes permite coletar carbono do solo. Atualmente, há grande interesse em plantas e mecanismos que removam carbono da atmosfera, já que esse gás é apontado como um dos culpados pela intensificação do efeito estufa em nosso planeta.

Os dados da pesquisa de Navarro chamam ainda mais a atenção devido ao potencial ecológico das novas tecnologias que podem ser desenvolvidas. O pesquisador afirma que o objetivo é entender como a natureza funciona e tentar imitá-la através de dispositivos biológicos sustentáveis, e não criando mais lixo de plástico.