Pipoca "das cavernas" surpreende cientistas

Imagem de: Pipoca "das cavernas" surpreende cientistas

No Peru, pesquisadores encontraram sabugos de 4 mil a 6,7 mil anos atrás (Fonte da imagem: Vanderbilt University)

Arqueólogos encontraram sabugos, palhas e talos de milhos de pipoca em Paredones e Huaca Prieta, províncias localizadas na costa norte peruana. Os microfósseis foram descobertos por equipes de pesquisadores da Academia Nacional de História do Peru e da Universidade de Vanderbilty, dos EUA.

A curadora do setor de arqueologia do Smithsonian Museum, Dolores Piperno, explicou que o milho foi domesticado, primeiramente, no México, cerca de 9 mil anos atrás. Ele chegou à América do Sul milhares de anos depois, onde a planta evoluiu para as diferentes variedades que hoje ocupam a região andina.

Além disso, evidências indicam que, em algumas regiões, o milho chegou até mesmo antes dos potes de cerâmica, eliminando assim a ideia de que civilizações antigas precisaram desse tipo de recipiente antes de começar a experimentar o milho como alimento. Ainda de acordo com Dolores, essa descoberta pode ajudar a entender melhor como os sabugos antigos chegaram a produzir as centenas de tipos de milho que temos hoje.