Pesquisadores de segurança da MalwareBytes descobriram um novo golpe que está se disseminando na internet. Trata-se de um website que simula a “tela azul da morte” do Windows e diz que o computador do visitante está comprometido.

O “BSoD Error 333” traz uma mensagem compelindo a vítima a fazer um telefonema para um número que supostamente seria dos técnicos da Microsoft. Junto a isso, há um código de localização que o usuário deveria repassar para a pessoa que o atender por telefone com a finalidade de possibilitar o suporte remoto. É nesse ponto que a vítima teria informações roubadas de alguma forma.

Não se sabe exatamente que método seria utilizando para lesar a pessoa enganada pelo fato de o telefone informado no site não estar mais funcionando, segundo a MalwareBytes. Contudo, suspeita-se que algum tipo de assistência remota seria iniciada para que os criminosos instalassem algum software espião no PC da vítima, para só depois conseguir dinheiro de alguma forma.

Sem saída?

A tela azul falsa ainda tinha alguns elementos para impedir que o usuário saísse do navegador sem realizar qualquer ação. Se você clicasse para fechar a janela, um alerta seria emitido forçando o clique em algum botão. Com isso, caso você estivesse com o JavaScrip ativo, poderia sofrer algum tipo de ataque.

Por conta desse mecanismo e de outros que impediam o uso de comandos de atalho no teclado, a MalwareBytes recomenda apertar o Crtl+Alt+Del e encerrar o browser através do gerenciador de tarefas do próprio Windows.

Esse tipo de ataque está longe de ser algo novo, segundo a empresa de segurança que o descobriu. Fora isso, é possível encontrar na web vários outros que podem ser mais efetivos que esse. Sendo assim, fique de olho nessa possibilidade.

Cupons de desconto TecMundo: