Seria a "resposta de Obama"? Coreia do Norte está praticamente sem internet

1 min de leitura
Imagem de: Seria a "resposta de Obama"? Coreia do Norte está praticamente sem internet
Imagem: Wired

De acordo com o North Korea Tech, a Coreia do Norte está praticamente sem internet há cerca de 24 horas. Inúmeros problemas de instabilidade em todos os servidores do país foram registrados, e a maior parte dos IPs norte-coreanos está inoperante. Não há informações oficiais sobre a natureza do problema, mas especula-se que isso seja fruto da “resposta proporcional” prometida pelo presidente dos EUA por conta dos ataques à Sony Pictures.

Em uma transmissão ao vivo na última sexta-feira (19/12), Barack Obama disse que os ataques ao estúdio hollywoodiano eram uma tentativa de censurar os norte-americanos e, por isso, era necessário responder de forma proporcional.

Guerra na web

Se isso realmente for obra do governo norte-americano, é possível que novas informações que confirmem ou refutem essa hipótese surjam em breve. Caso positivo, os EUA acabam de extrapolar um novo nível de ataques cibernéticos, dando margem para a Coreia do Norte iniciar uma verdadeira ciberguerra.

Não há muitos usuários da internet na Coreia do Norte, uma vez que a estrutura da rede por lá é quase completamente dedicada ao governo e a ações militares. Mesmo assim, o caso do hack da Sony Pictures está longe de representar para os EUA o que representa para a Coreia do Norte uma completa interrupção de sua rede. Fique ligado no TecMundo para saber mais sobre o caso.

Atualização: ataque DDoS massivo

De acordo com informações do The New York Times, um ataque massivo de DDoS tem sido registrado nas últimas horas na Coreia do Norte. Segundo informações do jornal, o país tem apenas 1.024 endereços de IP, a maioria deles utilizado pelo governo. Apenas a título de comparação, os Estados Unidos possuem bilhões deles.

O serviço de internet na Coreia do Norte é administrado pela Star Joint Venture, empresa que obtem a maioria das suas conexões por meio da rede da China Unicorn, estatal de telecomunicações da China. O ataque direcionado a esses endereços fez com que, no período da manhã, o serviço ficasse fora do ar por uma hora.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.