'Todos os roteadores na América podem ser hackeados', diz John McAfee

2 min de leitura
Imagem de: 'Todos os roteadores na América podem ser hackeados', diz John McAfee

John McAfee, o homem que não precisa de muitas introduções, comentou ao canal RT que todos os roteadores de internet na América estão vulneráveis a ataques hackers. A alegação de McAfee vem dias após a liberação de documentos da CIA, feita pela WikiLeaks, revelando ferramentas de invasão em roteadores.

Tudo o que você faz online acaba passando pelo roteador

"Eu nunca me conecto em sistemas WiFi. Eu uso os dados móveis LTE no meu celular. Sei que isso pode parecer loucura, mas é a única maneira que eu posso ficar seguro. Isso porque todos os roteadores na América foram comprometidos".

Caso não saiba, o roteador é uma das ferramentas principais que levam internet ao seu computador ou smartphone. Ele é a barreira responsável por distribuir cabos de banda larga e conexão WiFi. Precisamente, tudo o que você faz online acaba passando por ele.

Sobre a ferramenta divulgada pela WikiLeaks: o principal programa de monitoramento utilizado pela CIA se chama Cherry Blossom, em tradução literal, Flor de Cerejeira. O Cherry trabalha sobre firmwares de roteadores para atuar como uma ferramenta de vigilância. Dessa maneira, o agente invasor que utiliza esse recurso pode monitorar o tráfego de internet de um alvo, obter informações sensíveis e senhas e até redirecionar o acesso do computador/smartphone para qualquer site/domínio desejado.

Sobre este caso, McAfee é mais contundente: "Não é só a CIA, todos esses roteadores, virtualmente todos os roteadores nas casas da América, são acessíveis aos hackers. Eles podem controlar os aparelhos, monitorar todo o tráfego e podem instalar malwares em qualquer dispositivo conectado nesses roteadores".

Qual foi a última vez que você atualizou o firmware do seu roteador? Provavelmente nunca

McAfee também comentou que não há nada na constituição norte-americana que entregue ao governo o direito de invadir a privacidade de casas ou qualquer lugar em que exista "a privacidade". Além disso, que a notícia sobre as ferramentas utilizadas pela CIA deveria ser "devastadora" para os cidadãos.

De acordo com o IbTimes, o buraco é mais fundo. Se você tem um roteador na sua casa, não precisa se preocupar com as ferramentas da CIA: elas são voltadas para roteadores de última geração e atacam dispositivos que são atualizados com mais frequência. Qual foi a última vez que você atualizou o firmware do seu roteador? Provavelmente nunca. Então, ações de hackers bem menores e ferramentas bem mais simples conseguem invadir a sua rede de internet.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.