Um ataque hacker realizado na segunda-feira passada (19) contra o Skype derrubou o serviço de mensagens da Microsoft por algumas horas. Hoje, dia 20, a instabilidade da plataforma ainda é sentida e muitos usuários ainda reclamam nas redes sociais e comentam sobre a dificuldade de acesso.

Na tarde desta terça-feira, o Skype tweetou em seu perfil oficial o seguinte: "Nós atenuamos o problema de conectividade. Obrigado a todos pela sua paciência e aproveite o Skype". Dessa maneira, a equipe de suporte reconheceu a queda e, mesmo assim, comentou que ainda não eliminou completamente esse problema.

Os ataques de negação de serviço, DDoS, são feitos para inutilizar sistemas

Ao que parece, o que derrubou o Skype foi um ataque DDoS realizado por um novo grupo hacker chamado CyberTeam, que age de Portugal. O grupo hacker reivindicou o ataque na própria conta no Twitter.

Os ataques de negação de serviço, DDoS, são feitos para inutilizar sistemas, deixá-los indisponíveis. Isso é feito pela invalidação de servidores por sobrecarga. Quer exemplos? Você deve lembrar quando a Sony PlayStation Network e a Microsoft Xbox Live ficaram fora do ar um bom tempo por causa desses ataques.

Agora, às 15h10 desta terça-feira, as instabilidades no Skype se concentram, principalmente, na Europa. Veja no mapa abaixo.

Mais vermelho, mais problemas

Cupons de desconto TecMundo: