Procura emprego pela internet? Cuidado, pode ser uma armadilha

1 min de leitura
Imagem de: Procura emprego pela internet? Cuidado, pode ser uma armadilha

A taxa de desemprego está cada vez mais alta no Brasil. De acordo com um estudo realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), só no terceiro trimestre deste ano a taxa chegou a 11,8%, e tem gente querendo se aproveitar dessa realidade. Alguns grupos de hackers estão criando sites que prometem vagas de emprego, mas na verdade tudo não passa de um golpe.

Para o sucesso do ataque, os criminosos usam nomes de empresas grandes e varejistas, que têm o costume de contratar muitos funcionários em época de final de ano. Os sites enganosos prometem vagas inexistentes e fornecem um formulário que deve ser baixado e aberto pelos interessados. Esse arquivo é um trojan disfarçado, que infecta seu dispositivo no exato momento do download, rouba informações de conta bancária e possibilita o acesso do cibercriminoso a credenciais, como internet banking.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Esses sites são disseminados pelas redes sociais, onde conseguem um grande número de cliques e vítimas, mas também utilizam o e-mail para enviar diretamente as propostas falsas. A Kaspersky deu algumas dicas de como buscar emprego de forma segura na internet:

  • Procure vagas de emprego em sites conhecidos e nunca confie naquelas enviadas a você sem a sua solicitação
  • Em caso de dúvida, consulte no Registro.br, ferramenta que mostra em nome de quem o endereço está registrado. Se a vaga for real, estará no site de domínio da empresa, cujo registro estará com a nomenclatura oficial e não como uma pessoa desconhecida. Você pode conferir a página aqui 
  • Não confie nos anúncios patrocinados dos sites de buscas, pois os hackers estão recentemente comprando ads para atingir mais pessoas
  • Não confie em arquivos de download dentro dos sites das empresas
  • Utilize um antivírus e verifique se seu computador não está infectado
smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.