Golpe via email nos EUA envolve multa de trânsito com dados reais

1 min de leitura
Imagem de: Golpe via email nos EUA envolve multa de trânsito com dados reais
Imagem: Huffington Post

Golpes através de emails que se passam por mensagens de empresas ou serviços reais não são novidades entre usuários da internet. Os mais atentos vão perceber que se trata de alguma tentativa de roubar dados importantes ou de infectar o computador com vírus e vão excluir o email. Porém, um novo golpe que vem sendo aplicado nos Estados Unidos tem tantos dados verdadeiros que é fácil até os mais espertos caírem.

Trata-se de um email que vem sendo enviado como se fosse do Departamento de Polícia de Tredyffrin para moradores da área – a região da cidade da Filadélfia – notificando-os sobre multas de alta velocidade no trânsito. Até aí, tudo bem, não seria nada complicado desmascarar um golpe desse tipo recebido pelo correio eletrônico se não fosse por um detalhe: o email contém dados precisos sobre as vítimas, a velocidade registrada, nomes de ruas, limites de velocidade, horário, tudo dando a entender que a mensagem é verdadeira.

Aplicativo ladrão de dados?

Suspeita-se que os dados venham de um aplicativo que tem acesso ao sistema de GPS de smartphones. Assim, é possível que ele saiba todos esses dados e envie a notificação falsa para o email do usuário. Não se sabe, porém, se é um malware para celular ou um aplicativo legítimo que foi comprometido e passou a fornecer os dados.

O email recebido solicita o pagamento da infração de trânsito e apresenta um link onde supostamente haveria uma imagem registrada da placa do carro da vítima. Ao clicar nele, você carrega em seu computador todo tipo de malware que pode causar danos irreparáveis.

Aparentemente, o problema se restringe apenas à região citada e ainda não há riscos de o problema se espalhar, mas vale o aviso para todos tomarem cuidado: esse tipo de informação, por mais detalhada que seja, pode ser um golpe e deve ser confirmada através de meios confiáveis antes de ser acessada.

Você já foi vítima de algum golpe via internet? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.