ASUS anuncia primeira placa-mãe com conexão Thunderbolt 2

1 min de leitura
Imagem de: ASUS anuncia primeira placa-mãe com conexão Thunderbolt 2

(Fonte da imagem: Divulgação/ASUS)

Quando a Intel lançou o Thunderbolt — que no início era chamado de Light Peak —, todos se surpreenderam com as velocidades de transmissão de dados de até 10 Gbps que eram prometidas. Isso é muito superior aos padrões das transmissões por USB, mas ainda não é o máximo que a tecnologia pode chegar. Prova disso é o Thunderbolt 2, que dobra a velocidade e chega aos 20 Gbps.

Agora, a ASUS torna-se a primeira empresa a apresentar oficialmente uma placa-mãe com suporte para a tecnologia da Intel. Trata-se da Z87-Deluxe/Quad ATX, que combina quatro canais Thunderbolt originais para apresentar duas portas Thunderbolt 2 para os consumidores. Isso garante a utilização de dois monitores 4K funcionando perfeitamente e em paralelo.

Além da tecnologia de transmissão Thunderbolt 2, também há suporte para os processadores Intel Core Haswell, dez conexões SATA-6, oito portas USB 3.0 e três slots PCIe 3.0/2.0 x16. Ainda não há informações sobre os preços que serão cobrados por cada uma das placas ASUS Z87-Deluxe/Quad ATX e também não se sabe quando elas estarão nas lojas. Mas se você se interessou, é bom preparar o bolso, pois placas com suporte ao Thunderbolt costumam não ser muito acessíveis.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.