Ampliar

Que tal deixar seu desktop transparente? Essa ilusão pode ser criada com uma boa câmera digital e um pouco de criatividade. Apesar de ser trabalhoso, o resultado pode ficar engraçado e muito curioso. Acompanhe o passo a passo!

1. Como fazer?

O princípio básico do desktop transparente é muito simples: faça uma fotografia e coloque-a como papel de parede do seu computador. Você deve escolher uma imagem que possa ser combinada com o ambiente. A construção da cena pode ser complexa, então, acompanhe algumas dicas de criação.

2. Escolha bem um local

Escolher o local da imagem é o fator principal. É claro que, se você possui um computador desktop (com lugar fixo, ao contrário de um notebook) fica mais fácil definir como criar a transparência. Mesmo assim, fique atento ao plano de fundo.

Para passar a ilusão de transparência, é importante que você tenha elementos que possam ser complementados. Linhas, estampas, objetos e livros são itens que podem servir de ilustração para o fundo de sua tela.

Observe na imagem abaixo como a cadeira e a mesa aparecem na continuação da imagem. Ao criar planos de fundo com essa possibilidade, seu desktop transparente fica bem mais realista.

Ampliar

3. Elementos de composição

A escolha dos elementos que vão compor sua imagem também é essencial. Você pode inserir objetos ou utilizar cabos do computador e itens que já estão em sua mesa de trabalho. Para criar a ilusão, você ainda pode utilizar objetos maiores que a tela, deixando-os pela metade, como no exemplo abaixo:

Ampliar

4. Ilusão de ótica

Encaixar objetos em sua imagem pode ser muito mais difícil do que parece. O ideal é que você comece com planos de fundo menos complexos, para então avançar para imagens cheias de linhas e cortes.

Inicialmente, crie a composição de seu desktop colocando objetos atrás da tela do computador. Recomendamos que você faça uma fotografia da disposição dos itens, com a tela na frente.

Dessa forma, você pode ter uma ideia do que deve aparecer na imagem principal, aquela que será o papel de parede de seu computador. Depois que fizer isso, retire o monitor ou o notebook do lugar.

(Fonte da imagem: graeme_smith)

Agora, observe bem a fotografia criada e tente fazer o enquadramento adequado ao plano de fundo, fotografando o que está escondido atrás da tela. Deixe um espaço sobrando em volta, para poder fazer recortes no computador, uma vez que é muito difícil conseguir captar exatamente a imagem que você precisa.

5. Recortes e tratamento de imagem

Depois de criar as fotos e passá-las para o computador, é hora de fazer ajustes. Lembre-se de adequar a imagem ao formato da tela do seu computador. Se ela é widescreen, você terá que recortar uma parte da imagem.

Além disso, é importante observar se ela está combinando com o fundo. Além de adequar os objetos no fundo, você também pode tratar a imagem, modificando brilho, contraste e saturação para que ela fique o mais realista possível.

Ampliar

Ferramentas como o “Free-Transform” (Ctrl+T), do Adobe Photoshop podem ajudar a adequar ângulos e linhas da imagem. Na hora de fotografar, você ainda pode alterar o ângulo da câmera, para encontrar o enquadramento ideal que mostre a continuação da imagem de forma perfeita.

6. Montagens

É claro que você também pode criar seu desktop transparente com a ajuda de aplicativos como o GIMP e Photoshop. Eles permitem que você possa recortar e colar a o papel de parede em cima de sua foto. Dessa forma, é possível soltar a criatividade em imagens superlegais!

(Fonte da imagem: yohann-aberkane)

Mostre-nos o seu desktop transparente!

Agora que você já conferiu algumas dicas de como criar o seu desktop transparente, você pode criar sua própria ilusão e compartilhar com a gente. Veja as imagens do artigo para ter inspiração. As melhores fotos enviadas pelos usuários ao email [email protected] serão exibidas em uma galeria aqui no Tecmundo!

As imagens na galeria são dos seguintes perfis no Flickr: