Área 42: Como construir um Hookshot com material de escritório [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Área 42: Como construir um Hookshot com material de escritório [vídeo]

Se você joga video game ou assiste a filmes e desenhos de ação, certamente já deve ter visto um hookshot.

O dispositivo se trata de uma arma que dispara um gancho, que fica preso por um cabo de aço, corda ou corrente. Depois de atirar, é possível puxar um objeto ou até mesmo — pelo menos na ficção — escalar paredes e outros locais.

Para montar o nosso equipamento, vamos dar continuidade à série “montando brinquedos com material de escritório”. Você se lembra de quando montamos uma besta que dispara cotonetes?

Desta vez, montaremos um hookshot apenas com objetos simples. É provável que você não consiga escalar prédios com o nosso modelo, mas certamente vai ser possível se divertir bastante.

Materiais necessários

Vamos à lista de materiais?

  • 1 caneta esferográfica simples;
  • 1 caneta marca-texto grande;
  • 1 caneta marca-texto pequena;
  • 2 lápis de formato hexagonal;
  • 1 prendedor de crachá;
  • 3 clipes de papel;
  • 2 elásticos;
  • Fita adesiva;
  • Fio dental.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Montagem - criando o gancho

O primeiro passo da montagem é construir o “gancho” propriamente dito da arma de brinquedo. Vamos começar removendo a carga de tinta da caneta esferográfica. Essa parte vai servir como corpo para o gancho.

Agora, precisamos fazer as três pontas principais dessa parte. Para isso, pegamos um clipe de papel e desentortamos até a metade. O objetivo é formar uma letra U com o clipe.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para evitar acidentes, vamos revestir essa peça com fita adesiva até que ela fique completamente coberta e sem nenhuma ponta.

Devemos repetir esse processo mais duas vezes; dessa forma, teremos as três pontas necessárias para montar o gancho.

Depois de concluir esse processo, vamos prender as três partes na ponta da carga de tinta da caneta esferográfica. Posicionamos todas as peças no tubo e prendemos com fita adesiva.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

A parte de trás do gancho deve receber alguns cortes transversais para que ele possa ser preso ao gatilho futuramente.

Montando a arma

O primeiro passo na hora de montar a arma é unir os dois lápis em paralelo e prendê-los com um pedaço de fita adesiva.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Em seguida, vamos pegar a caneta marca-textos grande e, em uma de suas extremidades, prender os dois lápis em paralelo com uma boa quantidade de fita adesiva. Isso deve ser suficiente para criar uma boa sustentação para o equipamento.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Agora vamos pegar uma tampa de caneta e abrir um buraco na extremidade superior dela. Depois disso, prendemos um elástico na ponta — aproveitando o suporte da tampa — e aplicamos um pedaço de fita para unir essa parte com a ponta da arma, posicionando-a bem no centro dos dois lápis.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Em seguida, colocamos a flecha no bocal para medir a distância correta do gatilho. Com ela no local certo, prendemos o gatilho com um pedaço de fita na parte traseira da arma.

A parte final da montagem é a corda que vai unir a arma ao gancho. Para montar, vamos pegar uma caneta marca-textos e prendê-la na base da arma. A parte que deve ser presa é aquela com a tampa da caneta, sendo que o restante do corpo deve ficar paralelo aos dois lápis.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Em seguida, vamos pegar um pedaço de fio dental, dar um nó em uma das pontas e o prender no corpo do gancho. Um pedaço de fita sobre esse local deve servir para fixar bem o conjunto.

A outra extremidade do fio dental deverá ser fixada no corpo da caneta que ficou presa embaixo. Dessa maneira, é possível desencaixar o “cartucho” de munição para enrolar o fio novamente com mais facilidade ou substituir a munição por outro modelo.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Pronto! Agora é só partir para a brincadeira.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Participe do Área 42

Você gostaria de participar do Área 42? Você pode fazer isso de duas maneiras. A primeira é enviando sugestões e ideias, e a segunda é enviando fotos de projetos que você construiu com o que mostramos aqui.

Envie um email para: area42@bxk.com.br

Participação da semana

A participação desta semana é a do Victor Prado, de Porto Seguro, na Bahia. O Victor não teve medo dos componentes eletrônicos e montou dois projetos que nós ensinamos aqui: o primeiro é o carregador de celular que utiliza uma bateria de 9 volts e o segundo é o dispositivo que faz as luzes acenderem conforme a música. O projeto das luzes foi modificado para ocupar apenas uma placa do circuito e ficou com um design muito bacana.

(Fonte da imagem: Victor Prado)

(Fonte da imagem: Victor Prado)

(Fonte da imagem: Victor Prado)

Continuem enviando as suas participações e sugestões!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.