Hoje em dia, a maioria dos periféricos é conectada no computador através da porta USB. Teclado, mouse, câmeras, pendrives e até mesmo fones de ouvido já são feitos para conectar-se através dessa interface.

O problema é que muitas vezes acabamos ficando sem portas USB nos computadores, justamente devido ao grande volume de periféricos. Então, precisamos recorrer a hubs com mais portas para conseguir ligar tudo ao mesmo tempo.

Os hubs nem sempre ficam posicionados em um lugar ideal, principalmente quando precisamos conectar um fone de ouvido (que possui um fio geralmente muito curto) ou um pendrive. Na maioria das vezes é preciso ir até onde o computador se encontra (geralmente embaixo da mesa) para conectar o dispositivo.

No Área 42 desta semana, nós vamos fazer uma modificação em um teclado USB, adaptando um hub de quatro portas diretamente ao teclado.

Vamos à lista de materiais.

Materiais

  • Um teclado USB;
  • Um hub USB;
  • Cola quente;
  • Ferramentas;
  • Material para soldar.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O procedimento parece um pouco complicado no início, mas é muito mais simples do que parece. O que vamos fazer, basicamente, é conectar o teclado ao hub e acoplar a placa dele ao interior do teclado.

O teclado precisa ter um espaço em algum canto para acomodar a placa de circuitos do hub. A maioria deles possui esse local na parte de cima. Nesse ponto é importante optar por um hub pequeno, já que um modelo grande talvez não caiba no local desejado.

Preparando a montagem

O primeiro passo é desmontar o hub USB para remover a placa de circuitos. É neste momento que saberemos o espaço que iremos precisar dentro do teclado. O ideal é que você escolha um modelo semelhante ao nosso, em que a placa é pequena e pode ser adaptada facilmente.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Após desmontar o HUB, devemos abrir o teclado: ele possui muitos parafusos na parte de baixo. Basta posicionar ele com as teclas para baixo, soltar todos e, com cuidado, remover a tampa.  Na parte de cima, existe uma placa de circuitos e, possivelmente, um grande espaço vazio que deverá servir perfeitamente para acomodar o nosso HUB.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O que precisamos fazer é remover — com muito cuidado — todos os componentes internos do teclado e tomar cuidado para que as teclas não saiam voando, caso elas sejam soltas, como acontece em alguns modelos (inclusive o nosso).

O ideal é remover todos os contatos das teclas e guardar em um lugar reservado para não perder nenhum. Caso isso aconteça, alguma tecla vai ficar sem funcionar.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Preparando os circuitos de conexão

Os cabos USB são padronizados. Todos eles possuem quatro pinos de conexão: um deles vermelho, um branco, um verde e um preto. A ordem também é sempre a mesma em todos os equipamentos. Se você prestar atenção no circuito do teclado, verá que ele possui os quatro fios soldados na placa.

(Fonte da imagem: Reprodução/Pinouts.ru)

Com o ferro de solda, removemos o cabo que antes conectava o teclado ao PC.

O cabo de conexão do hub USB também deve ser removido, da mesma maneira que o cabo do teclado. O que faremos em seguida é soldar o cabo que antes conectava o circuito do teclado ao PC no hub. Basta anotar a cor dos fios e soldar na mesma sequência.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Em seguida, é preciso remover uma das portas USB do hub. Para fazer isso, basta derreter a solda que fica na placa nos quatro pinos de conexão. Depois de fazer isso, vamos prender quatro fios no local onde ficava a porta USB.

O teclado deve ser conectado onde antes ficava a porta USB (Fonte da imagem: Tecmundo)

A outra extremidade desses fios deverá ser conectada à placa de circuitos do teclado. Dessa maneira, o teclado ficará conectado ao hub permanentemente. O cabo que antes ligava o teclado ao PC agora passa a conectar o hub.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Abrindo espaço para acomodar os circuitos

Depois que todos os fios estiverem devidamente presos e conectados em seus devidos lugares, precisamos abrir espaço para fixar o hub dentro do teclado. No nosso caso, vamos aproveitar a extremidade que fica na parte superior, no lado esquerdo.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Com uma microrretífica nós abrimos espaço para acomodar as portas do hub e, com cola quente, fixamos a placa de circuitos no lugar. É importante que ela fique completamente firme para não se soltar quando algo for conectado às portas USB.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

 

Depois disso, basta posicionar os cabos, recolocar as teclas e contatos nos seus devidos lugares e fechar novamente com todos os parafusos.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Observações importantes

Importante: a ordem dos fios dos cabos USB não pode ser invertida. Caso isso aconteça, você poderá danificar os seus equipamentos. Antes de fazer qualquer modificação, fotografe o local onde os fios ficam presos para futuras referências.

A variedade de hubs USB disponíveis no mercado hoje em dia é muito grande. Alguns modelos não aceitam a substituição do cabo de dados por um mais comprido, como fizemos no nosso projeto.

Caso esse seja o seu problema, é possível manter o mesmo cabo original do hub para conectá-lo ao computador. Se ele for muito curto, é possível utilizar um extensor.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Também existem alguns modelos de hub que utilizam um cabo de força para alimentar as portas USB. Eles também podem ser adaptados a esse projeto, mas a conexão talvez seja um pouco mais complicada devido ao tamanho do equipamento ser maior.

Alguns hubs USB não funcionam em portas frontais de determinados modelos de gabinetes. Isso acontece porque algumas dessas portas simplesmente não conseguem fornecer energia suficiente para alimentar o equipamento.

Esse problema pode ser resolvido facilmente: basta conectar a peça a uma porta USB que fica posicionada na parte de trás do gabinete, diretamente na placa-mãe.

Participe do Área 42

Você gostaria de participar do Área 42? Você pode fazer isso de duas maneiras: a primeira é sugerindo ideias de montagens para o quadro, e a segunda é enviando fotos de projetos que você construiu utilizando as instruções que viu aqui no Área 42.

Envie as suas participações para o endereço area42@bxk.com.br.

Cupons de desconto TecMundo: