FireChat agora permite que usuários do Android e iOS conversem sem internet

1 min de leitura
Imagem de: FireChat agora permite que usuários do Android e iOS conversem sem internet
Imagem: OpenGarden

Lançado em março com a proposta de permitir que os usuários do iOS conversassem sem interferência dos sistemas da Apple – ou seja, sem utilizar conexão via dados de celular ou internet –, o FireChat já está entre nós há algum tempo. Encorajados com a resposta positiva do público, seu criadores da empresa OpenGarden resolveram disponibilizá-lo também para o Android, o que também já aconteceu há meses.

No entanto, o FireChat revelou uma grande limitação quando chegou ao sistema da Google: o aplicativo só permitia que usuários do iOS falassem com outros donos de dispositivos da Apple, e o mesmo para quem possui um aparelho movido a Android. No entanto, a OpenGarden parece disposta a resolver a questão com a mais recente atualização do programa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com o update FireChat <3 (Amor), usuários dos sistemas operacionais móveis da Google e da Apple poderão trocar mensagens com os donos de aparelhos com a plataforma rival, tudo sem a necessidade de conexão com a internet. Por enquanto, a OpenGarden está mantendo os detalhes sobre o funcionamento do aplicativo em segredo, mas você pode saber um pouco mais clicando aqui.

Novos caminhos

É provável que a conexão direta entre vários aparelhos via WiFi e Bluetooth dê origem a alguns riscos de segurança e privacidade, mas também é fato que a novidade traz benefícios. Programas como o FireChat poderiam ser úteis em situações de resgate e emergência, por exemplo, além de permitir que pessoas em locais remotos que não possuem acesso à internet ou à telefonia sem fio troquem mensagens entre si.

A OpenGarden tem planos de liberar um kit de desenvolvimento de software (SDK) para disponibilizar o FireChat e sua tecnologia de redes mesh (ou “em malha”) para outros desenvolvedores. Curioso? Saiba mais sobre esse tipo de conexão neste link. Também é possível baixar o app para iOS e Android clicando respectivamente aqui e aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.