'Não sabem onde estão se metendo', diz ex-CEO da GM sobre carro da Apple

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Após o surgimento de rumores de que a Apple estaria desenvolvendo seu próprio carro – saiba mais clicando aqui –, o ex-CEO da General Motors, Dan Akerson, comentou sobre as dificuldades que aguardam a Maçã ao entrar na indústria automobilística. Em uma entrevista ao Bloomberg, ele afirmou que os trâmites do processo de criação de carros são muito mais complicados do que alguém de fora dessa área poderia imaginar.

“Se eu fosse um acionista da Apple, eu não estaria muito feliz. Teria grandes receios sobre o prospecto de longo prazo de entrar em um negócio de pequena margem e fabricação pesada”, disse o executivo aposentado. Segundo ele, os requerimentos de regulamentação e segurança da indústria automobilística a tornam muito mais difícil do que as pessoas imaginam, e muitos que não estão no setor tendem a subestimar esse aspecto.

“É melhor eles pensarem com cuidado se querem entrar na fabricação hardcore. Nós pegamos o aço, aço puro, e o transformamos em carro. Eles não fazem ideia de onde estão se metendo se querem mesmo entrar nessa”, afirma o ex-CEO. Por mais dinheiro que a Maçã tenha para investir, Akerson crê que participar da centenária indústria automotiva “não parece uma boa forma de ganhar mais”.

Cada macaco no seu galho

Akerson acredita que a situação atual da empresa de Cupertino é muito mais vantajosa para ela e que seria mais sensato se a Apple continuasse focada nos iPhones e iPads, que têm margens muito maiores do que os carros e não envolvem as mesmas questões de segurança. Segundo a Bloomberg, a Maçã ganhou US$ 18 bilhões em dezembro com uma margem bruta de 39,9%, enquanto a GM recebeu US$ 2 bilhões com 14% de margem bruta.

Para Akerson, a Apple tem muito mais potencial caso decida realizar parcerias com fabricantes de carros para produzir seus sistemas operacionais eletrônicos e equipamentos de entretenimento – da mesma forma que as produtoras de automóveis compram faróis de outras fornecedoras. “Eu teria entrado nessa. Teria entregado [para a Maçã] a interconectividade e o infoentretenimento de todos os veículos da GM”, pontua.

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