Review: iOS 4.2 para iPad e iPhone

4 min de leitura
Imagem de: Review: iOS 4.2 para iPad e iPhone

Após vários meses de espera, finalmente surge a possibilidade de multitarefas para o tablet mais cobiçado do mundo, graças às atualizações oferecidas no novo sistema operacional para os portáteis da Apple. Além deste suporte, também foram adicionados alguns novos recursos que prometem facilitar ainda mais a vida dos donos de iPads.

O lançamento do iPad

A Apple surge com novidades excelentes a cada novo keynote. O problema é que nem sempre essas novidades correspondem às expectativas dos consumidores, o que muitas vezes chega a gerar desconforto por parte destes apaixonados pela marca da Maçã. Quando o iPad foi lançado oficialmente, aconteceu o mesmo.

iPad e suas vantagens

Divulgação/Apple

Todos esperavam um tablet que superasse os anseios do mercado. Um tablet bonito e funcional. Não se pode dizer que o iPad não atendia a estas demandas, mas é verdade que muito faltou para que ele fosse considerado o produto definitivo do segmento. Quais eram estas falhas?

Para começar, o aparelho não possuía multitarefas. Essa falta impedia que usuários pudessem interromper suas atividades em determinados aplicativos para começar a utilizar outros. Ou seja, cada software deveria ser utilizado sozinho. Também não havia suporte para Flash, alguns computadores ofereciam problemas para carregá-los e    a câmera fora esquecida.

A volta por cima

Nem todos estes problemas foram resolvidos ainda, mas pelo menos os principais já começam a ser deixados para trás, graças às atualizações oferecidas pela Apple para o sistema operacional. Agora, com a versão 4.2 sendo lançada, muitas novidades surgem para os portáteis (principalmente para os iPads).

Novo suporte multitask

Acompanhe agora quais foram as impressões que o Baixaki teve ao experimentar o novo sistema operacional que acabou de ser lançado. Para este artigo foram analisados os principais recursos da nova versão.

iPad Folders

Até o lançamento do iOS 4.2 era impossível organizar os aplicativos armazenados no iPad por pastas. Os iPods Touch e iPhones já permitem essa organização há algum tempo e, desde que foi introduzido no sistema, o recurso agrada muito. Para o iPad ele deve ser ainda mais elogiado, pois não se limita a 12 aplicativos.

Até 20 aplicativos

Com capacidade para armazenar até 20 ícones em uma mesma pasta, não falta espaço para que os usuários armazenem todos os seus aplicativos de mídia social em um único grupo, todos os seus jogos de corrida ou de esportes. Ou seja, o iPad Folders garante, realmente, ótimos resultados.

Para utilizar a ferramenta, basta segurar algum ícone e quando a tela começar a tremer, arrastá-lo para outro que possua as mesmas características. Depois é só renomear a pasta e aproveitar para guardar até 20 ícones em um espaço que antes só possibilitava um.

Find my iPhone

Com apenas algumas rápidas configurações é possível associar o aparelho a um rastreamento remoto. Em caso de roubo ou perda, o proprietário pode acessá-lo para rastrear sua localização, bloquear todo e qualquer acesso ou então apagar todos os dados armazenados no tablet.

Encontrar meu aparelho

Este recurso será muito mais útil para quem já possui um iPhone, pois ele funciona também como um rastreador do smartphone. É uma ferramenta muito útil para uma determinada situação que o Baixaki espera que você nunca passe.

Multitarefas

Sim, amigos, o multitasking chegou às telas do iPad. E sabe qual é a melhor parte disso? Ele funciona perfeitamente. Para aproveitar este recurso, tudo o que você precisa fazer é clicar duas vezes o botão “Home” do aparelho. Um frame é aberto na parte inferior da interface e mostra todos os programas que estão sendo rodados no momento.

Multitarefas sendo exigido

Para excluir algum aplicativo da execução, basta segurar o ícone pressionado e em seguida clicar sobre o botão vermelho que surge sobre ele. Durante nossos testes, constatamos que o processador do iPad é realmente potente e não sofre para suportar as demandas que os usuários exigem.

Mesmo com quatro programas pesados (Real Racing HD, Timing 10’ CP, Resident Evil 4 HD e Pinball HD) abertos, o slate da Apple rodou sem problemas o jogo Shrek Racing, que também exige recursos gráficos. É bom lembrar que a bateria é consumida mais rápido desse modo, mas mesmo assim é um passo bastante importante que a Apple deu.

O que ainda falta?

O suporte para Flash ainda não surgiu nem deve surgir tão logo. A empresa de Steve Jobs já deixou bem claro que prefere investir em HTML5, visando encontrar as mesmas funcionalidades oferecidas pelo plugin da Adobe, mas gerando muito menos gasto de bateria. Vale lembrar que as principais necessidades do Flash são supridas por aplicativos da Apple (YouTube, por exemplo).

Algo que poucas pessoas devem ter percebido é o novo formato do teclado. Antes ele era totalmente em inglês, agora ele é misto. Isso não é necessariamente bom, pois apesar de algumas das funções terem sido traduzidas, a distribuição das teclas continua a mesma.

Teclado em novo formato

Ainda não existe uma cedilha disponível o tempo todo, e isso também acontece com os acentos gráficos. Para acessá-los é necessário deixar os botões “C” ou letra correspondente à acentuação desejada pressionados, o que faz com que eles ainda ofereçam a mesma lentidão que ofereciam até a versão 4.1.

Outra reclamação dos usuários é referente à falta de uma área de trabalho. O iOS se resume a várias janelas de aplicativos, diferente do que o Android oferece. O sistema da Google permite que os usuários instalem widgets e arrastem seus ícones para onde quiserem – em suma, dão muito mais liberdade a quem utiliza.

Aproveite o máximo de seu iPad

Vale a pena atualizar?

É sempre bom atualizar o iOS, principalmente pelos pacotes de segurança adicional que são oferecidos. Mas mesmo em se tratando apenas de funcionalidades, o iOS 4.2 tem suas vantagens bem evidentes.

Usuários de iPhones e iPods Touch encontrarão menos recursos, mas os donos de iPads poderão finalmente bradar seus gritos de liberdade multitarefas. E mais, levando em consideração que a atualização é gratuita e que as funcionalidades são excelentes, não há motivos para hesitar. Baixe agora mesmo e aproveite.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.