Healthbook: app da Apple deve medir hidratação e até mesmo taxa de açúcar

2 min de leitura
Imagem de: Healthbook: app da Apple deve medir hidratação e até mesmo taxa de açúcar

(Fonte da imagem: Reprodução/9to5Mac)

Os últimos boatos que estão circulando pela internet sobre o futuro iPhone 6 e também sobre o iOS 8 apontam para um aplicativo de saúde, chamado Healthbook. Assim como o Tecmundo já noticiou, essa novidade pode conter sensores de temperatura e pressão, sendo que Steve Jobs não se mostrou muito inclinado a trabalhar com um produto deste gênero há alguns anos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A novidade sobre essa situação é o fato de que o pessoal do site 9to5Mac conseguiu algumas imagens da interface de um software que deve ser o Healthbook. Com isso, foi possível constatar o que o aplicativo talvez seja capaz de fazer e alguns dos seus modos de trabalho — dados que podem empolgar muitos dos fãs da Maçã.

No entanto, é necessário lembrar que não há confirmações de que as imagens mostradas acima e na galeria abaixo realmente são do Healthbook. Afinal de contas, elas são fruto de um vazamento e a Apple ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto (mas essa situação nos leva a crer que a empresa realmente está investindo em recursos para a área de saúde).

Um “rosto” que já é conhecido

(Fonte da imagem: Reprodução/9to5Mac)

Em primeiro lugar, é possível notar que a interface do software é bastante parecida com a do aplicativo Passbook. No entanto, no lugar de coletar e armazenar informações sobre passagens e diferentes tipos de tickets, o Healthbook conta com divisões que apresentam dados sobre a situação do seu organismo, assim como você pode conferir acima.

As imagens mostram que o Healthbook vai ser capaz de monitorar o seu sono, manter uma análise das suas atividades físicas (com contagem de passos, por exemplo) e monitorar seus batimentos cardíacos — ao tocar nas opções, é aberta uma janela com mais detalhes. Esses recursos são um tanto quanto comuns em programas para exercícios.

Sendo assim, você pode consultar a quantidade de calorias que está perdendo ou os picos da sua pressão sanguínea, além de outras informações do gênero. Acontece que o Healthbook apresenta alguns modos de trabalho que não são tão comuns em aparelhos móveis disponíveis hoje em dia, como smartphones e smartwatches.

Levando novidades ao mercado

Ainda segundo as imagens divulgadas pelo 9to5Mac, o Healthbook também vai trabalhar avaliando a taxa de açúcar no seu sangue, hidratação, saturação de oxigênio, além de recolher dados através do seu sangue (Bloodwork). Esse seria o grande diferencial do sistema da Apple, pois resultados como esse normalmente são obtidos através de exames médicos ou com aparelhos voltados exclusivamente para a área da saúde.

Para que você entenda melhor, saiba que a área de Bloodwork deve servir para recolher informações sobre o seu sangue para apontar a saúde de certos órgãos, como os rins ou o coração. Já a saturação de oxigênio trabalha calculando a qualidade da respiração da pessoa (no sentido de aproveitamento de oxigênio pelo organismo).

Essas alternativas de trabalho, caso sejam realmente utilizadas pela Apple, devem facilitar a vida de diversas pessoas, como diabéticos, hipertensos ou até mesmo asmáticos e obesos. Afinal de contas, você seria capaz de checar a sua saúde de maneira relativamente completa utilizando o sue iPhone ou o seu iWatch.

....

Por enquanto, a maior dúvida sobre o Healthbook é modo de funcionamento, já que não há certeza de que a novidade vá trabalhar de forma integrada apenas com o smartphone da Apple ou com algum futuro relógio inteligente — e também não há uma data confirmada para que o app seja lançado, apesar de a Conferência Mundial de Desenvolvedores ser uma boa oportunidade. Contudo, esse sistema parece bastante promissor, não é mesmo?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.