Apple registra patente de controle de gestos para games e eletrônicos

1 min de leitura
Imagem de: Apple registra patente de controle de gestos para games e eletrônicos
Imagem: Business Insider

O que seriam dos rumores e vazamentos da indústria de tecnologia sem a caça às patentes, hein? O mais recente episódio vindo dessa fonte é um projeto da Apple que sugere a criação de um novo recurso que permite que os usuários controlem dispositivos eletrônicos com gestos. Nada de muito empolgante, certo? O detalhe é que o documento revela que a Empresa da Maçã pretende dar alguns usos bem interessantes para essa tecnologia, fazendo com que, logo mais, você se sinta em um filme sci-fi.

De acordo com o material publicado na última quinta-feira (29) no site da USPTO (Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos), a ideia vai muito além de uma figura simples que descreve a interface do circuito para o projeto. Isso porque a companhia de Cupertino especifica que a empreitada pode ter uso garantido para controlar jogos de computador, mexer em consoles e interagir com todo tipo de equipamento de casa, de DVDs e Blu-ray players a televisores inteligentes.

A imagem não diz muito, mas a patente sim!

Assim como em outras empreitadas que envolvem gestos, a patente da Apple cita sensores infravermelhos que pode detectar e monitorar toda a movimentação das mãos e do corpo do usuário. Não fica claro se todo esse cenário futurista vai exigir a compra e a instalação de aparelhos para aprimorar a experiência interativa – como ocorre com o kit do HTC Vive –, mas em determinado ponto do texto são mencionadas luvas ou outros dispositivos manuais que podem ser usados para tal finalidade. Afinal, pode ser difícil distinguir um gesto intencional de algo involuntário.

Seja como for, tudo isso aponta para um envolvimento cada vez maior da Apple com iniciativas desse tipo e reforçam os rumores que a empresa pode liberar muito em breve um ou mais produtos voltados para a realidade virtual e/ou realidade aumentada. Mesmo que essa patente específica não veja a luz do dia, por exemplo, não é como se a companhia não tivesse outras cartas na manga para o VR e o AR. Só nos últimos meses, a Maçã já patenteou um leitor de gestos aos moldes do Kinect, registrou um sistema de mapeamento 3D ligado aos games e comprou uma startup que trabalha com eye-tracking.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.