Apple é a empresa de tecnologia mais sustentável do mundo, diz Greenpeace

1 min de leitura
Imagem de: Apple é a empresa de tecnologia mais sustentável do mundo, diz Greenpeace

Ainda que a Apple tenha sofrido há alguns anos com denúncias a respeito das condições horríveis de trabalho – ou, muitas vezes, análogas à escravidão – encontradas nas fábricas de alguns de seus parceiros, como a Foxconn, a história é bem diferente quando se trata do compromisso da empresa com o verde. Basta ver que, pelo terceiro ano seguido, ela recebeu do Greenpeace o certificado de marca de tecnologia mais amigável com o meio ambiente.

De acordo com a ONG, essa liderança da Empresa da Maçã tem uma explicação bastante clara: a escolha da Apple por fontes de energia renovável e o pulso firme na hora de exigir que seus fornecedores tenham o mesmo tipo de comprometimento com o tema. A entidade ressalta que, junto da Google, a empresa chefiada por Tim Cook utiliza a sua influência em escala mundial para pressionar governos e o setor de TI como um todo no sentido de ampliar a adoção por mais sustentabilidade em suas operações.

Um trecho da lista publicada pelo Greenpeace

Ao todo, a Apple conseguiu emplacar 83% de eficiência na escala proposta pelo Greenpeace, garantindo nota máxima em quatro dos cinco quesitos do índice de energia limpa. Enquanto a marca recebeu uma avaliação “A” em artigos como transparência, comprometimento com energia renovável, eficiência energética e contratações renováveis, o item “difundir a causa” ficou somente com uma nota “B” – o que é um pouco inusitado, já que a companhia costuma falar abertamente sobre o assunto.

Apple e Facebook também foram aplaudidas por serem empresas transparentes

Segundo a documentação do projeto ClickClean, desenvolvido pela ONG, Apple e Facebook também foram aplaudidas por serem as empresas mais transparentes na hora de prover dados e informações a respeito do impacto energético de seus servidores – detalhando inclusive os níveis de consumo e a influência desses data centers na rede elétrica. Indo na contramão da Empresa da Maçã – que tem o objetivo de tornar 100% do seu gasto energético renovável –, diversas marcas orientais, como Acer, Baidu e Tencent, obtiveram nota D e F na pesquisa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.