Apple deleta o Vigilante, app polêmico que mostra mapa de crimes de NY

1 min de leitura
Imagem de: Apple deleta o Vigilante, app polêmico que mostra mapa de crimes de NY

A App Store acaba de apagar um aplicativo que estava fazendo sucesso entre os cidadãos norte-americanos. O Vigilante, criado pela startup sp0n, era um serviço colaborativo que utilizava dados do 911 (número de emergência dos EUA) para criar um mapa de crimes em tempo real, exibindo delitos assim que eles são comunicados à polícia. O objetivo era que, com isso, os próprios civis poderiam evitar trechos perigosos ou gravar a ação de meliantes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Embora tenha se popularizado com rapidez, o software acaba se ser retirado da loja de apps da Apple. A Maçã não emitiu um comunicado público explicando o porquê da expulsão, porém, ao analisarmos os rígidos termos e políticas da App Store, podemos observar que a marca rejeita programas que possam criar perigo físico para seus usuários — e, venhamos e convenhamos, usar seu celular para gravar um crime realmente pode te trazer problemas.

“Nosso time está trabalhando com a Apple para resolver esse problema e eles estão confiantes de que o app poderá ser disponibilizado de novo em um futuro próximo”, afirmou uma representante da sp0n. Por outro lado, ao site The Verge, o Departamento de Polícia de Nova Iorque (NYPD) afirmou: “Crimes em andamento devem ser cuidados pelo NYPD, e não por um vigilante com um celular na mão”. E você, o que acha desse app polêmico?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.