A Apple começou recentemente a testar um novo sistema de ads chamado Search Ads que foi especialmente desenhado para operar na loja de aplicativos do iOS, a App Store. A ideia é que apps patrocinados apareçam em destaque conforme os termos digitados pelos usuários.

A mecânica é bem simples para os publishers: eles pagam para que palavras específicas façam os seus programas aparecer primeiro nas buscas. Termos como “taxi”, “calendar” e “to do list”, por exemplo, já exibem resultados de apps patrocinados na loja estadunidense. Os desenvolvedores que quiserem experimentar a solução ganham um crédito de US $100 para começar.

Segundo o vice-presidente da Apple, Phil Schiller, a companhia quer ser justa com os desenvolvedores e também com os criadores independentes, e o programa de ads não deve prejudicar o ranking atual que as aplicações já conquistaram.

Problemas

Apesar dessa declaração de Schiller, uma screenshot publicada pelo site VentureBeat comprova que as propagandas na App Store não começaram com o pé direito. Na imagem, é possível ver que uma pesquisa pela palavra “pokemon” trouxe como destaque um app chamado “Catch ém”, sendo que o icônico Pokémom Go ficou em segundo lugar.

Esse resultado mostra que desenvolvedores podem, basicamente, pagar para ficar acima dos concorrentes, e isso naturalmente vai prejudicar aquelas empresas que não podem gastar grandes quantidades de dinheiro com publicidade no Search Ads. Os usuários também são afetados, visto que os apps patrocinados podem ofuscar aquilo que eles realmente estavam procurando.

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