'Reset de fábrica' não apaga definitivamente dados de usuários do Android

1 min de leitura
Imagem de: 'Reset de fábrica' não apaga definitivamente dados de usuários do Android
Imagem: Android Autority

Se você já vendeu algum smartphone Android usado para outra pessoa, fique preocupado. Suas informações podem ainda estar gravadas naquele dispositivo. Segundo pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, o “reset de fábrica” ou “restauração do sistema” simplesmente não apaga os dados dos usuários de forma definitiva.

Utilizando softwares de recuperação de dados perdidos, é possível conseguir fotos, vídeos, emails e até dados de apps de terceiros anteriormente instalados no aparelho, como mensagens do WhatsApp e outros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os pesquisadores conseguiram ainda recuperar códigos de autenticação de serviços Google. Com isso, uma pessoa mal-intencionada poderia simplesmente logar na sua Conta Google e roubar todo tipo de dados que ela ainda não tenha conseguido.

Esses problemas ocorrem basicamente porque o procedimento de restauração do sistema não consegue eliminar as chaves de criptografia presentes no dispositivo. Com isso, até mesmo dados criptografados pelo usuário podem ser recuperados normalmente.

A experiência foi feita com 21 smartphones antigos com versões do Android que variavam do 2.2 Froyo até 4.3 Jelly Bean. Todos os aparelhos puderam ter dados antigos recuperados. Isso significa que cerca de 500 milhões de smartphones estão sob esse risco atualmente. Segundo a própria Google, 50,5% de todos os smartphones Android em atividade atualmente possuem alguma das versões testadas pelos pesquisadores.

Isso, entretanto, não quer dizer que aparelhos com KitKat e Lollipop estejam fora de risco, uma vez que eles não participaram dessa experiência. Os pesquisadores afirmaram que o risco de o mesmo problema persistir é alto.

O relatório completo sobre essa pesquisa pode ser acessado aqui. Ele comenta ainda que o nível de dificuldade para conseguir restaurar esses dados não é baixo e varia bastante de uma marca para outra de smartphones. O problema é causado basicamente porque as empresas não costumam instalar os drivers necessários para a limpeza completa do armazenamento interno de seus aparelhos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.