Android: como desligar a tela do aparelho com um duplo toque (sem root)

3 min de leitura
Imagem de: Android: como desligar a tela do aparelho com um duplo toque (sem root)
Imagem: AmongTech

Artigos sobre aplicativos ou ações que possibilitam a economia de bateria de celulares têm utilidade pública: executar as mais diversas tarefas por meio de smartphones é prática cotidiana da maioria das pessoas. Já sabemos o que acontece quando um celular fica conectado ao carregador durante toda uma noite. Conhecemos também algumas das aplicações mais populares capazes de “dar um fôlego a mais” a estes tão cultuados aparelhos.

Desta vez, o que damos é uma dica providencial a quem deseja prolongar o tempo de uso de seu mobile Android: que tal bloquear a tela do aparelho com um toque duplo e fazê-lo hibernar? Esta ação é executada de forma nativa por diversos dispositivos, é verdade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fato é que outros tantos não contam com softwares de fábrica capazes de entrar em “modo de espera” de forma rápida e fácil. Acompanhe mais este tutorial e saiba como desligar a tela de seu aparelho Android por meio de apenas alguns toques sobre o display.

Para que seu celular possa hibernar mediante dois rápidos toques de tela, algumas condições devem ser observadas. Mas fique tranquilo: a operação descrita a seguir não exige que os aparelhos tenham root. Um iniciador alternativo ao padrão do Android terá de ser instalado – a extensão deverá suportar a opção “comandos por gestos”. Então, mãos à obra!

Passo 1 – Instalação de iniciador alternativo

Nosso periódico “Android Tunado” traz uma série de dicas sobre como personalizar o tema do popular sistema operacional. Já falamos, naturalmente, de dois conhecidos iniciadores: o Nova Launcher e o Apex Launcher. Instale qualquer um dos aplicativos e siga para o próximo passo.

Nota: o app Nova Launcher conta com recursos de ativação de comandos por gestos desde que a versão Prime seja contratada. Se você não deseja baixar a versão paga desse serviço, faça o download do Apex Launcher – valor nenhum terá de ser desembolsado. No nosso caso, fizemos uso desta segunda extensão. Ambos os apps estão disponíveis nos seguintes links:

Passo 2 – Instalação de Greenify

Greenify é uma aplicação que conta com várias funções capazes de otimizar o desempenho de celulares. É possível, assim, tanto gerenciar a ativação ou o bloqueio de aplicativos como fazer com que os aparelhos "hibernem" por meio de comandos realmente simples. Desta vez, este app vai ser emparelhado ao Nova Launcher ou ao Apex Launcher.

Passo 3 – Configurações do Apex Launcher

Acesse o aplicativo Apex Launcher e toque sobre o botão “Definições do Apex”. Em seguida, encontre a opção “Configurações de comportamento” (note que os recursos para a ativação de funções por movimento estão disponíveis mesmo em versão gratuita – o iniciador Nova Launcher exige que a edição Prime seja adquirida para estes ajustes).

Selecione o campo “Toque duplo na tela” e escolha “Iniciar atalho”. Retorne à Área de trabalho de seu Android e toque duas vezes sobre seu display. Neste momento, o Apex Launcher vai solicitar a execução de um aplicativo.

É aqui que o Greenify entra em cena. Defina como atalho a ser executado a função “Hibernar e Bloquear tela”. Pronto! Retorne à sua tela inicial, dê um toque duplo sobre ela e aproveite seu mais novo recurso!

Passo 4 – E com o Nova Launcher?

O procedimento para a ativação de Greenify no Nova Launcher é praticamente o mesmo descrito para o do Apex Launcher. Uma vez acessada a opção “Gestures and Buttons” por meio das configurações, o campo “Double tap” (“Toque duplo”) deve ser selecionado. Faça com que o app passe a executar um atalho (“Shortcuts”) sempre que dois toques forem dados sobre a tela e defina o ajuste para Greenify.

....

Vale lembrar que alguns dos aparelhos da LG contam com função bastante semelhante a esta – a tela do celular pode ser desligada por meio dos dois toques de forma nativa. Em outros dispositivos, um iniciador deve ser instalado. Note que, durante a execução de Apex Launcher ou de Nova Launcher, o acesso à Área de trabalho deve sempre ser feito por meio da extensão auxiliar para que o aplicativo Greenify possa funcionar como atalho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.