Alguns meses atrás, durante o I/O 2014, a Google anunciou a chegada de uma plataforma centralizadora para aplicativos ligados à saúde e aos exercícios físicos: o Google Fit. O sistema é bem similar ao HealthKit da Apple e promete fazer com que os usuários tenham relatórios completos de suas atividades em uma interface única e amigável — tudo isso por meio de uma série de APIs que integra aplicativos e combina dados entre eles.

Hoje, uma grande novidade foi apresentada pela mesma Google. Agora o Google Fit possui um aplicativo próprio para controlar todos os dados enviados pelos outros softwares. Ele é capaz de capturar informações de caminhadas, corridas ou ciclismo, gerando relatórios de atividades com bastante qualidade e que podem ser visualizados com comparações diárias ou semanais.

Apesar de ser totalmente compatível com o Android Wear, ele também pode ser utilizado nos smartphones e de maneira autônoma. Ou seja, basta instalar o Google Fit no seu celular com Android, conectar-se à conta Google e esperar pela captura dos dados que será feita automaticamente. Ainda é possível estabelecer metas para as atividades diretamente na interface do Google Fit.

Expandindo plataformas

Em funcionamento autônomo, as possibilidades do Google Fit ficam similares a de outros aplicativos de rastreamento para atividades físicas. Por outro lado, ao ser conectado a outros dispositivos ou aplicativos, o sistema consegue criar relatórios muito mais completos e detalhados. Com os smartwatches, por exemplo, é possível até mesmo ter dados concretos sobre batimentos cardíacos e calorias perdidas durante os exercícios.

O download do Google Fit pode ser realizado gratuitamente em smartphones Android a partir da versão 4.0. Vale mencionar que a interface do Google Fit é totalmente baseada no Material Design trazido pelo Android Lollipop. Você vai experimentar este novo app na hora de correr ou pedalar?

Cupons de desconto TecMundo: