App Health do iOS 8 ganha rastreamento de passos e cafeína em novo Beta

2 min de leitura
Imagem de: App Health do iOS 8 ganha rastreamento de passos e cafeína em novo Beta
Imagem: Apple

A Apple fez melhorias significativas no seu vindouro aplicativo de saúde na terceira versão do Beta do iOS 8 para desenvolvedores. Entre as novidades, a mais notável vem do fato de que agora o Health pode utilizar e obter dados a partir do coprocessador de movimento M7 presente no iPhone 5S, no iPad Air e no iPad mini com tela Retina.

A nova aba Steps do app de saúde exibe um contador para informar a quantidade de passos dados pelo dono do dispositivo sem a necessidade de conexão com qualquer aplicativo ou hardware de terceiros. Quem tiver a possibilidade de testar o Health na versão mais atual do Beta vai notar que o programa já carrega do M7 os dados da última semana, baseados nas medidas do acelerômetro, giroscópio e bússola.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O aplicativo Health permite que os usuários organizem as informações por dia, semana, mês e ano e que removam conjuntos de passos que não quiserem exibir nas suas estatísticas. Além disso, também há suporte para o compartilhamento dos dados do programa com outros softwares disponíveis na App Store.

Saúde é o que interessa

O acréscimo de rastreamento do próprio dispositivo ao Health certamente é algo significativo para a Apple, já que mostra que os proprietários de aparelhos compatíveis da empresa não vão precisar integrar outros apps ou gadgets para usar o aplicativo. A contagem de passos é uma das categorias principais de dados esportivos, então a habilidade de obter esse tipo de informação de fábrica é uma forma de atrair pessoas para a marca.

Além de incluir o suporte ao coprocessador M7, a Apple acrescentou um medidor de cafeína à já longa lista de categorias nutricionais que podem ser rastreadas pelo Health. A função deve acompanhar a quantidade da substância consumida e provavelmente será rapidamente integrada a outros aplicativos com objetivos similares, como o Jawbone – que mede quanto café, chá e outras bebidas cafeinadas são ingeridas diariamente por você.

Por fim, a lista de mudanças no software de saúde inclui ainda uma ligeira alteração na sua seção de Medical ID, que passou a incluir uma barra de navegação vermelha, mais fácil de ver em momentos de emergência.

Caminho do futuro

O Health foi introduzido com um novo aplicativo do iOS 8 junto ao API HealthKit para os desenvolvedores durante a Worldwide Developers Conference (WWDC) deste ano. Além de ser capaz de integração profunda com o novo sistema operacional, softwares da App Store e acessórios de hardware de terceiros, o programa de saúde deve ser um dos principais componentes do vindouro smartwatch da Apple, o iWatch.

Mesmo após a atualização mais recente do Beta, os recursos do Health ainda são bastante limitados. No entanto, até a chegada do iOS 8 dúzias de fabricantes de gadgets e desenvolvedores de software devem ter integrado o HealthKit em seus produtos, permitindo que a novidade agregue informações de múltiplas fontes em apenas um local de fácil acesso.

Outras melhorias encontradas na terceira fase do Beta do iOS 8 incluem suporte aprimorado ao iCloud Drive, incrementos de interface de usuário nos aplicativos Fotos e FaceTime, chamadas via WiFi no T-Mobile e melhorias no teclado QuickType. Por enquanto, o novo sistema está disponível apenas para desenvolvedores registrados, mas deve ser liberado para o público em sua versão definitiva a partir de setembro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.