Acredite: há uma empresa querendo proibir a venda de aparelhos Android

1 min de leitura
Imagem de: Acredite: há uma empresa querendo proibir a venda de aparelhos Android

Processos existem aos montes no mundo tecnológico, muitos deles envolvendo quebra de patentes. O mais recente foi aberto pela Creative, uma empresa de Cingapura (da qual talvez você nunca ouviu falar) com foco em produtos de áudio e a linda Zen de reprodutores de mídia que quer proibir a venda de diversos aparelhos Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ao recorrer ao ITC (sigla para International Trade Comission, ou Comissão Internacional do Comércio dos Estados Unidos), a empresa registrou uma queixa alegando que praticamente todas as fabricantes de celulares Android infringiram patentes relacionadas aos produtos Zen no que diz respeito à reprodução de música.

No documento disponível no site do ITC, é possível ver que as principais fabricantes foram mencionadas (Sony, Samsung, LG, Lenovo, Motorola, HTC e Blackberry). Segundo a Creative, os aparelhos dessas empresas utilizam um sistema de reprodução de música com menu hierárquico para exibir lista de músicas e álbuns (o que, na prática, qualquer aparelho com o sistema operacional faz).

Os principais aparelhos com sistema Android terem suas vendas proibidas? Acreditamos que não

Será que consegue?

Observando a alegação oferecida pela Creative, o mais sensato a dizer é que, na verdade, a empresa não quer ver os aparelhos em questão banidos, mas sim obter uma grana extra para os seus cofres – e embasamos isso no fato de que há outras companhias que trabalham com aparelhos contendo esse sistema operacional e que não foram mencionadas na ação.

Um dado que vale ser mencionado é que, cerca de uma década atrás, a empresa havia acionado a Apple pelo mesmo motivo, e acabou levando para casa US$ 100 milhões graças a um acordo. Se o mesmo vai se repetir agora? Isso só o ITC pode responder (e isso deve levar algum tempo para acontecer).

E você, o que acha disso tudo? A Creative está certa ou apenas encontrou uma forma de conseguir uma grana fácil? Deixe a sua opinião no espaço para comentários.

Qual foi o processo mais maluco que você já viu envolvendo uma patente? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.