Quem possui o Android Lollipop instalado em seu smartphone já pode desfrutar de uma funcionalidade muito útil e prática: o “Smart Lock”, ou “Bloqueio Inteligente”, em tradução livre. Esse recurso permite que a tela de bloqueio – com padrão, PIN ou senha  seja dispensada caso alguma de suas opções estejam configuradas.

O “Lugares confiáveis”, por exemplo, faz com que o smartphone fique desbloqueado o tempo todo se o aparelho estiver dentro da zona considerada “segura”. Agora, uma nova possibilidade esta sendo entregue aos poucos aos consumidores, dando ainda mais poderes para o “Smart Lock”: o desbloqueio do dispositivo através de comandos de voz.

Opção de configuração do "Trusted voice" na atualização do Android Lollipop.

“Ok, Google”

Segundo relatam alguns usuários, a utilização do comando usado para despertar o Google Now é o mesmo que será implementado para desbloquear o smartphone – as imagens acima reforçam o rumor. O “Ok, Google” pode ser pronunciado para dar acesso ao dispositivo, método que o próprio aparelho alerta ser menos seguro que a utilização de um padrão, PIN ou senha.

Segundo a mensagem exibida ao configurar o “Trusted voice”, pessoas com um tom de voz similar ao do dono do aparelho ou gravações podem ser o suficiente para dar acesso ao smartphone.

Opção de configuração do "Trusted voice" na atualização do Android Lollipop.

Ainda de acordo com as imagens veiculadas pelo site Android Police, essa opção poderá ser configurada para funcionar a partir de telas diferentes. Como já foi dito, o update está sendo liberado aos poucos, o que significa que pode demorar um pouco até que todos os usuários do Android Lollipop possam experimentar essa novidade.

Cupons de desconto TecMundo: