Análise notebook Avell Titanium G1511 NEW [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Análise notebook Avell Titanium G1511 NEW [vídeo]

O mercado de notebooks gamers está cada vez mais competitivo em nosso país e uma empresa que vem marcando presença no setor é a brasileira Avell.

Oferecendo uma série de configurações que cabem no bolso do consumidor, a fabricante ganha destaque pelo excelente custo-benefício.

Recentemente, recebemos o Avell Titanium G1511 NEW para análise. Equipado com componentes de hardware de alto desempenho, o aparelho pode rodar tranquilamente os games mais robustos do momento.

A configuração que recebemos tem processador Intel Core i7-4700MQ, 8 GB de memória RAM, HD de 1 TB e chip gráfico GeForce GTX 765M. Será que temos um novo campeão para games em mãos? O preço pode ser atraente para o consumidor? Essa e outras questões é o que pretendemos responder nesta análise!

Especificações

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Resultados de Benchmark

Unigine

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Powermark

O Powermark foi gentilmente cedido pela Futuremark (Fonte da imagem: Divulgação/Avell)

3DMark

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Aprovado

Design caprichado

Muitos notebooks da Avell já passaram por nossas mãos e percebemos que a marca tem um estilo próprio no design de seus aparelhos. Com retas bem definidas e poucas curvas, o G1511 NEW segue o visual dos demais computadores da marca, algo que nos agrada muito.

As cores mais escuras e a mescla de tons de cinza dão um toque ousado. Na tampa, o nome Avell é imponente e deixa claro que esta é uma máquina gamer. Ao abrir, nos deparamos com um teclado com retroiluminação.

O teclado é perfeito para digitação e para jogatina. As teclas são firmes e ficam bem dispostas. O nível de brilho nas teclas pode ser regulado, evitando que o jogador se desconcentre com o excesso de luminosidade.

(Fonte da imagem: Divulgação/Avell)

Pensando na expansão de armazenamento e exibição do conteúdo do notebook em telas externas, a Avell colocou as principais conexões requisitadas pelos jogadores. Diversas portas USB, uma conexão HDMI, espaço para conectar monitores D-Sub, uma porta eSATA e várias conexões de áudio mostram que o produto está pronto para quase todas as ocasiões.

O mousepad é de tamanho razoável e serve perfeitamente para a navegação no sistema operacional. Logo abaixo dele, há um leitor biométrico que facilita a vida do jogador que tem muitas contas em servidores e não quer perder tempo digitando suas senhas.

A tela fica centralizada e ocupa muito bem a área disponível. Abaixo dela, há teclas de atalho que facilitam a ativação do adaptador WiFi e da GPU embutida na CPU. Além de todas essas vantagens, o Avell Titanium G1511 pesa apenas 2,6 kg, o que o torna leve o suficiente para transportá-lo no dia a dia.

Poderoso!

Todas as questões citadas acima são importantes em um aparelho gamer, mas o que mais nos deixou curioso foi o alto desempenho proporcionado. O Avell G1511 NEW tem poder de sobra para rodar o Windows 8 e quaisquer programas. Com a grande quantidade de memória RAM, você não precisa se preocupar em encerrar muitos apps para rodar games.

(Fonte da imagem: Divulgação/Avell)

Nossa maior satisfação com o produto veio durante os benchmarks e a execução dos jogos. Esta máquina é poderosa o suficiente para rodar qualquer game em Full HD. Em nossas verificações, percebemos que o chip gráfico é poderoso o suficiente para reproduzir os games com alta qualidade visual, podendo trabalhar até mesmo com alguns filtros.

O Titanium G1511 rodou tranquilamente Tomb Raider, GRID 2, BioShock Infinite e Batman: Arkham Origins. Mesmo com anti-aliasing, tessellation, PhysX e outros efeitos avançados, este notebook consegue manter a taxa de frames próxima dos 30 quadros por segundo.

No BioShock Inifinte, os resultados são ainda mais surpreendentes. Em diversas cenas, o G1511 obteve uma média de 60 fps, resultado excelente se considerarmos que este é um notebook.

Apesar de rodar qualquer game, há alguns títulos que podem fazer a máquina pedir água. Em Metro Last Light, por exemplo, tivemos que reduzir alguns detalhes para conseguir um desempenho satisfatório. Os benchmarks foram desafiadores, mas podemos dizer que o produto passou nos testes.

Tela Full HD

Muitos notebooks que testamos recentemente deixaram a desejar por conta do display. Este Avell vai contra a maré e traz uma das melhores telas para jogo. Com 15 polegadas e resolução Full HD, esse display garante altíssima definição e não exige a conexão em um aparelho externo para aproveitar os jogos em qualidade máxima.

(Fonte da imagem: Divulgação/Avell)

A reprodução de cores é excelente. Mesmo quando posicionada em ângulos extremos, a tela dificilmente apresenta distorções. A superfície não é espelhada, o que evita reflexos. O nível de brilho é excelente, mas ao deixá-lo no mais alto é possível que cores mais escuras fiquem esbranquiçadas.

Bateria com autonomia satisfatória

Normalmente, notebooks gamers trazem baterias que não são capazes de fornecer energia por muito tempo. O problema geralmente não está na bateria, mas no consumo excessivo do chip gráfico e dos demais componentes.

O Avell G1511 NEW tem GPU da NVIDIA com tecnologia Optimus, recurso que garante melhor autonomia do componente energético. Em nossos testes com o Powermark, a bateria foi capaz de rodar games por quase 3 horas consecutivas, o que consideramos um tempo excelente levando em conta que a configuração de hardware do produto demanda muita energia.

Reprovado

Um sistema de áudio robusto viria a calhar

O Titanium G1511 NEW nos impressionou de diversas formas, mas o sistema de áudio acabou decepcionando. Apesar de trazer uma placa de som de alta qualidade (compatível com a tecnologia THX TruStudio Pro Sound System) e vir com alto-falantes da Onkyo, o produto não conseguiu superar nossas expectativas.

(Fonte da imagem: Divulgação/Avell)

Ainda que reproduzam os sons fielmente, os componentes de áudio não os executam em volume muito elevado e deixam a desejar na reprodução dos graves. Felizmente, este Avell tem múltiplas saídas de áudio para garantir a conexão de gadgets externos que são preparados para a jogatina.

Vale a pena

Novamente, a Avell conseguiu nos surpreender. O Titanium G1511 mostrou ser um produto sólido e de confiança. Certamente vale a pena investir seu dinheiro nesta máquina, pois ela oferece alto desempenho e tem um preço dentro do aceitável para a proposta.

Desembolsando 3.600 reais, você obtém um laptop com Intel Core i5, chip gráfico NVIDIA GTX 765M e 8 GB de memória RAM. Nessa configuração, é possível rodar os games mais recentes em alta resolução e com qualidade visual caprichada.

Para quem puder investir mais, a Avell disponibiliza upgrades de processador e dispositivo de armazenamento, sendo possível até mesmo instalar um HD híbrido ou um SSD. Vale notar, contudo, que o disco rígido de 1 TB que vem instalado por padrão dá conta do recado.

(Fonte da imagem: Divulgação/Avell)

Como de praxe, o preço-base do aparelho não inclui o valor do sistema operacional, mas, mesmo optando pelo Windows 7 ou 8, você pode ter uma máquina gamer de alta qualidade sem gastar tanto. O G1511 nos impressionou, tanto pela qualidade de construção quanto pelo desempenho. Se você quer um laptop gamer, essa é aposta perfeita com bom equilíbrio entre custo e benefício.

Este produto foi cedido para análise pela Avell.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.