Você já imaginou ter um computador que pudesse carregar no seu bolso para qualquer lugar? Essa é a proposta do Android Mini PC, também conhecido como MK802. Fabricado na China e lançado em maio deste ano, este dispositivo é um pouco maior do que os pendrives que usamos normalmente e, como o seu nome revela, roda o sistema operacional móvel da Google – podendo ser instalado o Linux.

Mas será que o potencial de processamento desse equipamento tão pequeno aguenta a nossa rotina? Seria possível executar games para o seu entretenimento? Vale a pena comprá-lo? Nós tivemos a oportunidade de testar o Android Mini PC e trazemos neste artigo tudo o que achamos deste “computador” portátil.

Especificação

Confira abaixo as especificações do Android Mini PC:

  • Modelo: AK-212MiniPC
  • Sistema operacional: Android 4.0.3 (Ice Cream Sandwich);
  • Processador: Allwinner A10 com 1,5 GHz (ARM Cortex-A8);
  • Placa gráfica: GPU Mali 400;
  • Memória RAM: 512 MB (há modelos com 1 GB);
  • Armazenamento interno: 4 GB (expansível com o uso de um cartão de memória microSD);
  • Internet: redes sem fio (802.11b/g/n);
  • Conectividade: uma porta USB 2.0, uma entrada mini-HDMI e uma porta microUSB;
  • Alimentação: direto na tomada;
  • Dimensões: 8,8 x 3,5 x 1,2 cm (largura x altura x espessura);
  • Peso: 230 gramas;
  • Cores: preta e branca.

Aprovado

Ice Cream Sandwich

Sem dúvida, um dos grandes atrativos do MK802 é a presença do Android 4.0 – também conhecido como Ice Cream Sandwich (ICS). Essa versão do sistema operacional da gigante de Mountain View trouxe uma série de melhorias e novidades, como a interface mais prática e moderna, a ausência da necessidade de botões físicos, o suporte para multitarefas e a reformulação dos aplicativos nativos – incluindo o editor de imagens e o player de música.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para saber mais detalhes sobre as qualidades do ICS, não deixe de conferir a análise que fizemos dele. Na verdade, o Android Mini PC opera como se fosse um tablet, com a diferença de necessitar da utilização de mouse e teclado para a entrada de comandos e informações.

Com isso, ele não apenas apresenta a interface e as funcionalidades básicas do Ice Cream Sandwich, mas também pode se conectar à internet, instalar aplicativos, rodar jogos, executar vídeos e músicas, manipular imagens, entre outras tarefas avançadas de smartphones e tablets.

Direto na telona e em alta definição

Outra característica que diferencia o Android Mini PC dos demais dispositivos do gênero — e que o coloca em pé de igualdade com o Cotton Candy — é a disponibilização de uma saída HDMI. Esse padrão de transferência de áudio e vídeo permite que você conecte o MK802 diretamente na sua televisão.

Assim, você pode reproduzir gravações ou vídeos do YouTube, navegar pela internet e explorar os recursos oferecidos pelo Android 4.0 em telas muito maiores – promovendo uma experiência mais agradável com conteúdos em alta definição com até 1080p (1920x1080 pixels).

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O resultado disso são imagens com uma nitidez e coloração impressionantes, mesmo quando aplicada em telas bem grandes. Pudemos comprovar isso ao utilizar o Android Mini PC em uma TV de 42 polegadas e assistir a vídeos com belíssima resolução.

Em português

O suporte completo para o português é mais um ponto positivo do MK802. Tudo bem, o mérito é na verdade do sistema operacional escolhido, mas a fabricante chinesa do aparelho poderia ter adotado edições mais simples da plataforma – nas quais o nosso idioma é muitas vezes deixado de lado.

Com menus e configurações todos em português, o Android Mini PC facilita a interação de quem não domina outras línguas e não possui experiência com o sistema operacional da Google.

Reprovado

Desempenho com grandes limitações

Logo durante os primeiros minutos de uso, já tivemos uma má impressão do Android Mini PC. Ao tentar acessar a seção de ajustes de tela (denominada “Exibir”), o menu de configuração do ICS foi diversas vezes fechado de maneira forçada.

Não demorou muito para percebermos que o desempenho do MK802 realmente tem suas limitações. Embora a sua configuração em teoria não seja tão fraca, na prática ela deixou bastante a desejar, apresentando constantes travamentos.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Enquanto navegávamos pela internet, bastava abrir duas ou três abas para que o sistema demorasse a responder – inclusive apresentando mensagens de que o browser não estava respondendo às solicitações realizadas.

Ao baixar aplicativos, essa instabilidade também é facilmente notada. Em um determinado momento, o Android chegou a travar completamente durante a transferência de dois programas e uma tentativa de personalizar as áreas de trabalho do sistema, precisando ser reinicializado.

Para averiguar se o desempenho deste dispositivo é realmente limitado, nós realizamos alguns benchmarks. Confira os softwares usados e os seus respectivos resultados na lista abaixo:

Esses valores confirmam o desempenho restrito do MK802. Por exemplo, na análise do Quadrant ele foi o último colocado, ficando bem atrás de aparelhos como HTC Desire HD, Motorola Atrix, Galaxy Nexus e outros.

No Vellamo, o resultado foi semelhante, sendo que o Android Mini PC teve um dos piores desempenhos registrados no gráfico comparativo – que você pode conferir na galeria de imagens no final deste artigo.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O site LAPTOP Magazine realizou uma bateria de avaliações mais criteriosa – com 13 benchmarks. A decepção foi a mesma: apenas um resultado acompanhou a média dessa categoria de eletrônico, enquanto todos os outros ficaram abaixo do desempenho esperado.

Não espere excelência em entretenimento

A limitação de processamento do Android Mini PC se estende também para os games. Se você deseja um dispositivo para ter uma grande experiência com jogos e aplicativos de entretenimento, este gadget não é uma boa opção – o que fica mais evidente quando são rodados títulos pesados.

Para colocar isso à prova, instalamos quatro games famosos para Android: Angry Birds Space, Where’s My Water, Pool Master e GT Racing: Motor Academy Free+. O popular jogo dos pássaros raivosos rodou, mas com alguns pequenos atrasos nas transições de cenas – o que pode irritar qualquer jogador depois de um tempo.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O Where’s My Water foi o título que melhor foi executado pelo MK802, sem qualquer lentidão ou travamento. Porém, presenciamos um empecilho e tanto: a tela do game é automaticamente rotacionada pelo sistema, deixando a sua jogabilidade quase que impraticável.

Na hora de jogar uma sinuca no Android Mini PC, você também pode encontrar dificuldades. Isso porque esse tipo de jogo tem seus comandos baseados em toques na tela, o que implica em respostas pouco precisas aos comandos feitos com o mouse. Em relação ao GT Racing, não temos muito que dizer, pois ele nem chegou a ser rodado pelo gadget.

Após um bom tempo de jogatina no MK802, pudemos concluir que você pode jogar muitos dos títulos disponíveis no Google Play, mas boa parte deles pode não proporcionar a melhor experiência possível.

Além disso, algumas vezes a transmissão da imagem feita pelo eletrônico chinês foi cortada – deixando a tela preta por dois ou três segundos. A princípio, essa é uma falha no cabo HDMI enviado junto com o aparelho. Por isso, é importante que você adquira um cabo novo e mais confiável para garantir que a TV não escureça enquanto você está jogando.

(Fonte da imagem: Divulgação)

Sempre ligado na tomada

É óbvio que um dos focos do Android Mini PC é a sua portabilidade. Todavia, você não pode se esquecer de carregar também a fonte de alimentação do dispositivo, pois ele não possui uma bateria incorporada. Se o cabo for removido da tomada ou o fornecimento de energia for cortado, o sistema é encerrado de imediato.

Como desligo isso?

Aproveitando o gancho do tópico anterior, uma coisa que nos causou estranheza no MK802 é a ausência de qualquer mecanismo, seja físico ou virtual, para desligá-lo. É isso mesmo: o eletrônico não oferece um botão ou algum recurso no SO para ser desligado corretamente.

A única forma de finalizar as atividades em execução é interromper a fonte de alimentação. Além de ser uma prática nada cômoda, esse tipo de encerramento abrupto pode ocasionar problemas para alguns componentes de hardware.

(Fonte da imagem: Divulgação)

Inexistência de suporte técnico

E se o Android Mini PC apresentar alguma falha? Bem, aí você está por conta própria, já que a fabricante não disponibiliza qualquer tipo de suporte ou rede de assistências técnicas autorizadas. A falta de responsabilidade por parte da empresa que monta e distribui o dispositivo é tão grande que ela não informa no manual – e muito menos na embalagem – seu nome, contato ou como proceder em caso de quebra ou dúvida.

Conectividade

Por fim, a conectividade do MK802 foi mais uma característica que ficou abaixo da nossa expectativa. Por exemplo, a existência de apenas uma entrada USB convencional exige que você tenha sempre à disposição um hub, caso contrário não poderá usar o mouse ou o teclado.

Uma saída para essa situação seria utilizar sempre o teclado virtual nativo do sistema operacional da Google. Todavia, convenhamos que para determinadas atividades, como redigir um texto longo ou conversar por mensageiros instantâneos, esse recurso é muito cansativo.

(Fonte da imagem: Divulgação)

Há também a possibilidade de você conectar o Android Mini PC a uma rede via cabos – podendo oferecer velocidades maiores de conexão com a web, por exemplo. Contudo, novamente, você terá que usar adaptadores para essa melhoria.

Vale a pena?

O conceito do Android Mini PC é muito interessante, principalmente se pensarmos na possibilidade de carregar plataformas que usamos em computadores convencionais – incluindo o Linux e, quem sabe um dia, o Windows.

Este dispositivo mostrou um espaço de armazenamento razoável (ainda mais se usados cartões de memória para aumentar os 4 GB iniciais), tem um design bonito, possui dimensões reduzidas e é bem leve. Com certeza, o MK802 cabe em qualquer bolso.

Contudo, o seu desempenho de processamento ainda deixa bastante a desejar. O gadget é vendido na internet por valores que vão de US$ 70 (R$ 143) a US$ 80 (R$ 163) – preços que não incluem possíveis taxas de importação e impostos. Você pode encontrar o Android Mini PC em diversos sites de e-commerce internacionais, como a Amazon, o DealExtreme e o AliExpress.

Ao fazer um balanço entre as suas qualidades, seus pontos fracos e o preço cobrado pelo aparelho, concluímos que o MK802 pode ser uma opção para programadores que desejam testar seus aplicativos ou para quem quiser ter um primeiro contato com o Android antes de investir seu dinheiro em um dispositivo mais caro.

Porém, se você optar pela aquisição do Android Mini PC, esteja ciente de que ele não conseguirá oferecer a máxima qualidade de entretenimento.

 

Cupons de desconto TecMundo: