APU Carrizo: AMD garante velocidade e economia de energia para os chips

1 min de leitura
Imagem de: APU Carrizo: AMD garante velocidade e economia de energia para os chips

No finalzinho de novembro, a AMD anunciou oficialmente a nova geração de APUs que vai substituir a arquitetura Kaveri. A Carrizo havia sido mencionada no mapa de planejamento da companhia em 2013 e também deu as caras com algumas novidades na CES 2015. Agora, mais informações mostram que os chips dessa APU serão ainda mais rápidos e bastante econômicos.

Ainda construídos com o processo de fabricação de 28 nm, os chips da arquitetura Carrizo prometem ser capazes de entregar uma performance até 3,5 vezes maior que seus antecessores. Além disso, espera-se uma eficiência energética bastante satisfatória – 40% menos gasto se comparado à Kaveri – e ocupando uma área 23% menor.

Suporte ao DirectX 12

O ganho de eficiência energética se dá, em grande parte, por causa de uma gestão mais inteligente do consumo entre a CPU e GPU. Além disso, a arquitetura Carrizo deve oferecer suporte ao DirectX 12, detalhe muito bem vindo e que deve garantir um ganho de desempenho para os jogos de PC no Windows 10.

A previsão da AMD é lançar oficialmente essa arquitetura no segundo semestre de 2015, mas especula-se que notebooks equipados com chips Carrizo apareçam ainda na primeira metade do ano. Será que essa APU vai ajudar a companhia a recuperar o espaço perdido pela Intel?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.