Novos dados sugerem que Radeon R9 390X está em fase final de testes

1 min de leitura
Imagem de: Novos dados sugerem que Radeon R9 390X está em fase final de testes
Imagem: Reprodução/InavitNews

A nova geração de chips gráficos da AMD está em desenvolvimento há um bom tempo. Tanto é verdade que já publicamos diversas notícias comentando sobre as possíveis especificações que devem aparecer na versão final do componente.

Com o passar do tempo, as especulações ganham força e agora o site WCCF Tech acaba de descobrir que a nova unidade de vídeo da linha Radeon deve mesmo ser produzida com litografia de 20 nanômetros. E não só isso: ela já está pronta para a fase final de testes.

A informação foi obtida e publicada com base em uma imagem disponibilizada no site Zauba. A página em questão revela dados sobre importações e mostra, em uma de suas listas recentes, um item relativo a placas de circuito impresso com o mesmo código (C880 P/N.102-C88001-00) que foi usado em encomendas anteriores do componente em questão.

A diferença é que a mais recente entrada do dispositivo nas listagens do site de importações indica que o produto da AMD já está em fase FOC (Capacidade Operacional Total), o que nos leva a crer que a fabricante está preparando a GPU para a fase final de testes.

É bom acrescentar aqui que foram encomendados quatro circuitos impressos, algo que pode ter relação com a questão de que a dona da Radeon está preparando quatro modelos diferentes, mas ainda não dá para ter certeza sobre isso, já que a companhia pode ter solicitado mais produtos para o caso de possíveis problemas.

Conforme notícias anteriores, a Radeon R9 390X — presumindo que esta será a GPU top da AMD — deve trazer 4.096 núcleos GCN e 4 GB de memória do tipo HBM (memória com largura de banda elevada) com interface de 4.096 bits e clock de 1,25 GHz, o que resulta na largura de banda de 640 GB por segundo!

Apesar de esta ser a terceira vez que vemos as placas de circuito impresso da nova Radeon no site Zauba e termos quase certeza quanto às especificações, não podemos levar tais informações como verdadeiras, já que a AMD ainda não se pronunciou à respeito e pode realizar uma série de alterações em seus planos até o lançamento das novas Radeons.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.