Uma consulta recente feita pelo site VideoCardz ao banco de dados Zauba revelou informações interessantes sobre a nova linha R9 300 da AMD, que deve ser baseada em chips com arquitetura Fiji. Um manifesto de transporte mostra uma placa de vídeo identificada pelo número 102-C88001-00, que, ao que tudo indica, está relacionada à nova linha de GPUs da empresa.

Tanto a Radeon R9 290 quanto a Radeon R9 290X apresentam a placa C671, o que reforça os indícios de que a placa C880 listada está relacionada a seus sucessores. Embora pouco se saiba sobre a série Fiji até o momento, a expectativa é a de que elas apresentem diversas mudanças de design que são bastante esperadas — entre elas, uma versão modificada do cooler Hydra presente na Radeon R9 295X2.

Ao que tudo indica, a AMD vai incluir a opção de adotar sistemas de refrigeração líquida em sua nova linha de placas de vídeo, aprimorando a ideia presente na R9 295X2. Segundo o site Videocardz, há sinais de que ao menos quatro variantes do cooler estejam presentes nos produtos que vão chegar aos consumidores no início de 2015.

Benchmarks revelam placa poderosa

Dados presentes no banco de dados de benchmarks SiSoft Sandra indicam que a Radeon R9 390 deve ser bastante poderosa. Embora as informações divulgadas não devam ser levadas necessariamente como verdadeiras, os dados mostrados são compatíveis com as expectativas relacionadas ao novo produto.

A nova GPU deve contar com 4.096 núcleos GCN e 4 GB de memória com 512 GB/s de banda total e clock de 1,25 GHz.  Com isso, o produto deve ultrapassar facilmente os 224 GB/s da GTX 980, os 320GB/s da série R9 290 e os 336 GB/s da GTX 780 Ti, podendo estabelecer um novo patamar de qualidade para a categoria.

Especificações técnicas

  • Núcleos CUDA/GCN: 4.096
  • Capacidade de memória: 4 GB HBM
  • Frequência de memória: 1,25 GHz
  • Banda de memória: 512 GB/s
  • Velocidade de clock com boost: 1 GHz
  • Processador de fabricação: TSMC 20 nm

Novamente, vale notar que ainda não há como verificar a veracidade de tais especificações, que devem ser tratadas com cautela. De qualquer maneira, elas nos dão expectativas do que podemos esperar e não estão necessariamente fora do campo das possibilidades viáveis. A expectativa é a de que, conforme nos aproximamos de 2015, mais detalhes da GPU devem ser divulgados.

Cupons de desconto TecMundo: