AMD pode anunciar R9 390X no primeiro semestre de 2015

1 min de leitura
Imagem de: AMD pode anunciar R9 390X no primeiro semestre de 2015

As novas placas da NVIDIA já chegaram ao mercado e surpreenderam aqueles que puderam por as mãos nas novas peças da fabricante. Os testes, até agora, indicaram que ambas possuem um desempenho bastante satisfatório, em especial a GTX 970. Porém, a AMD não pretende ficar para trás e rumores indicam que uma nova placa da companhia, a R9 390X, pode chegar ainda no primeiro trimestre de 2015.

Como prometido na semana passada, a companhia fez uma revelação em seu evento na última quinta-feira (25). O anúncio da R9 285, entretanto, não fez o barulho que a empresa esperava – pelo menos não o suficiente para abafar o conseguido pelo anúncio da GTX 970 e GTX 980. Nem mesmo a redução dos preços da R9 290X conseguiu ofuscar a entrada da NVIDIA na nova geração.

Contudo, a suposta R9 390X talvez consiga rivalizar com o anúncio da concorrente por se tratar de um componente da mesma geração que as outras combatentes. As cartas na manga da AMD são o sistema de resfriamento inovador (Hydra Liquid Cooling), o sistema de produção em 20 nm e o suposto HBM (High Bandwidth Memory), recurso que promete uma largura de banda duas vezes maior para os módulos de memória GDDR5 a custo de energia consideravelmente menor.

A briga, como podemos ver, vai ser grande entre as duas fabricantes e chips gráficos. No entanto, essa disputa é muito mais antiga do que podemos imaginar e, para entender melhor como tudo isso começou, vale a pena conferir esse nosso artigo que explica como essa guerra teve início.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.