Amazon ganha permissão do governo americano para testar drones de entrega

1 min de leitura
Imagem de: Amazon ganha permissão do governo americano para testar drones de entrega
Imagem: Aljazeera America

Mais um passo dado em direção ao futuro. Os planos da Amazon, gigante do comércio eletrônico, para implantar um sistema de entrega totalmente automatizado por meio de drones avançaram bastante nesta semana.

A FAA (Federal Aviation Administration, ou Administração Federal de Aviação) publicou ontem (19) em seu site oficial que forneceu à Amazon um certificado de aeronavegação experimental para que a empresa comece os tão aguardados testes externos com drones de entrega.

A ideia não é nova. Ela foi revelada em dezembro de 2013 para o público, e desde então a empresa corre atrás de conseguir essa autorização. As primeiras imagens gravadas para divulgação foram feitas fora dos EUA, justamente para evitar qualquer atrito com a FAA. Com a demora na liberação dessa certificação para testes, a Amazon chegou a ameaçar levar sua pesquisa com aeronaves não tripuladas para outro país.

Nem tudo são flores

No entanto, mesmo de posse desse certificado de aeronavegação experimental, a empresa terá que cumprir certas exigências que podem limitar em algum grau os testes com os drones. Essa autorização normalmente é fornecida para pesquisadores e fabricantes de tecnologias que envolvem aeronaves não tripuladas, e a FAA tem uma lista de imposições para quem a recebe.

A Amazon vai ter que enviar uma série de informações detalhadas mensalmente para a FAA durante essa fase de testes, como dados sobre os controladores dos drones, tempo de voo de cada um, problemas detectados em hardware e software, perdas de comunicação com o aparelho, entre outros.

Testes ainda limitados

Além disso, os testes devem ser limitados a uma altura de 122 metros e devem ser feitos somente durante o dia e sob boas condições meteorológicas. As aeronaves não poderão sair do raio de vista dos operadores, que devem possuir as permissões adequadas de piloto e liberação médica para controlarem os dispositivos.

Mesmo com todas essas exigências, o início dos testes nos aproxima cada vez mais de uma realidade bastante futurista: receber uma compra no quintal de sua casa entregue por nada menos que um robô voador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.