Um pequeno erro de digitação pode ter causado uma verdadeira bola de neve que derrubou parte da internet na última terça-feira (28). Segundo um comunicado da Amazon emitido nesta quinta-feira (2), um funcionário tentando corrigir um problema no sistema da empresa acabou criando uma falha que simplesmente desligou uma série de servidores do Amazon Web Services. O detalhe é que essa plataforma é usada como hospedagem para uma infinidade de páginas bastante populares pela web.

Enquanto boa parte dos brasileiros se deliciavam com os últimos dias de Carnaval, usuários de sites e serviços como Quora, Imgur, IFTTT, Giphy e Slack sofriam com instabilidade ou dificuldade de acessar esses produtos. É interessante notar que nem todos esses clientes foram afetados diretamente pelo bug, mas sim entraram no bolo de servidores que precisaram ser reiniciados pela dona do sistema para evitar que o erro atingisse proporções catastróficas.

Efeito dominó fez com que um pequeno erro prejudicasse muita gente

A companhia chegou a restaurar o serviço na tarde do mesmo dia e posteriormente publicou um pedido de desculpas por conta do impacto que a queda no AWS provocou em seus clientes. “Embora tenhamos orgulho do nosso extenso registro de disponibilidade com o Amazon S3, sabemos o quão crítico esse serviço é para os nossos consumidores, suas aplicações, seus usuários finais e seus negócios. Faremos o máximo ao nosso alcance para aprender com esse episódio e melhorar a nossa estabilidade ainda mais”, garantiu a empresa.

O caso ressaltou a grande dependência que muitas marcas e negócios têm junto à Amazon

Seja como for, o caso ressaltou a grande dependência que muitas marcas e negócios têm junto à Amazon, além de como uma pequena falha humana pode desestabilizar até mesmo a companhia líder em soluções cloud no mundo. Vale lembrar que, recentemente, outro erro de digitação fez um serviço concorrente do Bitcoin perder mais de R$ 1,2 milhão em moedas digitais. Será que veremos mais casos assim ou esses episódios devem fazer com que o pessoal redobre a atenção na hora de mexer no código de suas plataformas?

Cupons de desconto TecMundo: