Huawei e CPqD criam parceria para estimular inovação em 4G brasileiro

1 min de leitura
Imagem de: Huawei e CPqD criam parceria para estimular inovação em 4G brasileiro

Torre do CPqD

O 4G é um dos assuntos do momento, cuja implantação está ocorrendo aos poucos em várias cidades do país. A Huawei e o CPqD anunciaram uma parceria para pesquisa e desenvolvimento (P&D) com objetivo de promover a inovação em 4G no Brasil.

A iniciativa tem como intuito desenvolver tecnologias de software baseadas na plataforma de serviços da Huawei, que serão usadas em redes LTE brasileiras e beneficiarão a indústria nacional de telecomunicações e os consumidores. O laboratório funcionará nas instalações do CPqD em Campinas, São Paulo.

Duas equipes de profissionais qualificados em telecomunicações ficarão encarregadas em inovações nas áreas de sistemas de suporte ao negócio (BSS, na sigla em inglês). A equipe também trabalhará na plataforma de serviços, que visa integrar a tecnologia de tarifação da Huawei aos complexos aspectos regulatórios brasileiros.

O projeto inicialmente focará no relacionamento entre operadoras e clientes

A Huawei pretende desenvolver sua solução de cobrança para que as operadoras possam se relacionar melhor com seus clientes, ao mesmo tempo em que administram corretamente suas fontes de receita.

Além disso, haverá profissionais focados no desenvolvimento de aplicativos Android, iOS e Windows Phone. Eles promoverão testes referentes à melhoria do relacionamento entre consumidores e operadoras, como a criação de canais de atendimento melhores e de soluções para centralizar essa comunicação.

“Estamos entusiasmados para ampliar nossos investimentos em atividades de pesquisa e fomento à inovação em comunicações e, assim, colaborar com a melhoria da vida das pessoas. A Huawei é líder em LTE e essa parceria com o CPqD nos deixa muito confiantes de que manteremos a dianteira na inovação dessa tecnologia por muitos anos”, afirma Vinicius Dalben, vice-presidente de vendas da Huawei do Brasil.

A Huawei possui uma ampla rede de centros de P&D conectados ao redor do mundo, contando com cerca de 70 mil profissionais dedicados a melhorias em TIC (tecnologias da informação e comunicação).

Em 2013, a Huawei investiu mais de US$ 5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento globalmente, e o Brasil atraiu parte dos investimentos por ser um mercado prioritário para a estratégia da companhia. Essa parceria reforça o escopo do CPqD, cujo o foco é a inovação em TICs.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.