4G já está disponível em oito capitais brasileiras

1 min de leitura
Imagem de: 4G já está disponível em oito capitais brasileiras

Operadora Claro é a única que já consegue ofertar o sinal 4G (Fonte da imagem: Reprodução/INFO)

Com o objetivo de cumprir os prazos estabelecidos recentemente pela Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel), as principais operadoras de telefonia móvel do Brasil se esforçam para habilitar a rede 4G até o final deste mês. Enquanto as empresas TIM, Oi e Vivo ainda não começaram a disponibilizar o sinal, a Claro já consegue ofertar a tecnologia em um total de oito capitais e três cidades brasileiras – de acordo com a operadora, cerca de 5 mil usuários já utilizam a rede.

Cobrindo Recife desde o ano passado, a empresa expandiu seu território na última semana disponibilizando pacotes de dados para o Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza. Além disso, Curitiba, Porto Alegre, Parati, Búzios e Campos do Jordão também já contam com sinal 4G da Claro. Os preços dos planos variam entre R$ 550 e R$ 940, com aquisição de aparelhos compatíveis com a tecnologia.

Em informes oficiais, as operadoras TIM e Oi – que se uniram para diminuir os custos com equipamentos e instalação de antenas – afirmaram que também conseguirão oferecer o sinal até 30 de abril, cobrindo ao menos 50% das cidades que sediarão a Copa das Confederações. Enquanto a TIM deve focar seus esforços em Recife, a Oi ficará responsável por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Salvador.

Fabricantes pretendem lançar mais smartphones que aceitem o 4G brasileiro (Fonte da imagem: Reprodução/Pplware)

Novos aparelhos compatíveis em breve

Com a eminente chegada do 4G na maior parte do território nacional, os fabricantes de smartphones preparam-se para lançar mais aparelhos que aceitem a frequência brasileira; atualmente, só 11 dispositivos compatíveis são homologados pela Anatel. A LG, que recentemente lançou o Optimus G, afirma que irá introduzir mais dois ou três gadgets ainda neste semestre; a Sony, por sua vez, planeja participar do mercado com o Xperia ZQ e outro modelo que “deve chegar às lojas em breve”.

Já a BlackBerry pretende lançar dois novos smartphones compatíveis com o 4G brasileiro, enquanto a Motorola (que já possui o Razr HD homologado) diz que terá novidades a curto prazo, mas não revela detalhes. Nokia e Apple ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.